loading

Crónica: Sporting marca cedo e impõe superioridade ao Midtjylland

O Sporting goleou esta quinta-feira o Midjylland por 4-0 e qualificou-se para os oitavos de final da Liga Europa, uma vitória que se tornou fácil a partir do momento em que os dinamarqueses ficaram em inferioridade numérica.

Crónica: Sporting marca cedo e impõe superioridade ao Midtjylland

Depois da surpresa na primeira mão, com o empate 1-1 em Alvalade, o Sporting mostrou hoje que, além de ter uma equipa superior ao Midtjylland em valores individuais, é o coletivo que faz ganhar os jogos, pela forma como se apresentou, bem distinta do que fez na primeira mão em Alvalade.

O Sporting não precisou de fazer uma grande exibição para ultrapassar a equipa dinamarquesa, bastando-lhe ser coeso a defender – sobretudo na fase inicial do jogo em que o Midjylland pressionou bem alto, com agressividade, em busca de um erro na saída de bola, como sucedeu em Alvalade – e eficaz num lance de bola parada, aos 21 minutos.

O central uruguaio Sebastián Coates, que já tinha marcado o golo do Sporting em Alvalade, evitando uma derrota que podia ser comprometedora, abriu o marcador, de cabeça, na sequência de um pontapé de canto cobrado por Pedro Gonçalves, golo que teve também o contributo do neerlandês St Juste, o primeiro a rematar e a obrigar o guarda-redes e a defender para a barra.

Nesta fase da partida, já o Sporting geria a posse da bola e detinha o controlo da partida, mas foi o lateral esquerdo brasileiro Paulinho que comprometeu, ao ver dois amarelos no espaço de dois minutos, aos 36 e 38, comprometendo seriamente as possibilidades do Midtjylland discutir a eliminatória até ao fim.

Naturalmente, o Sporting soube explorar a superioridade numérica, sentenciando praticamente o jogo no início da segunda parte, quando Pedro Gonçalves fez um golaço, depois de um primeiro remate de Arthur Gomes, rechaçado pela defesa.

De assinalar que Rúben Amorim, e bem, trocou ao intervalo Esgaio, que vira um amarelo, por Bellerín, tanto mais que o árbitro já tinha exibido o vermelho a um jogador do Midtylland por acumulação de amarelos, optando por correr riscos desnecessários.

De resto, o lateral direito espanhol entrou muito bem no jogo, a ala direita ficou a ganhar com a troca, mas já as outras que procedeu durante a segunda parte, com as entradas de Matheus Fernandes, Nuno Santos, Trincão e Tanlongo, não melhoraram a produção da equipa, embora esta tivesse a eliminatória na mão.

O golo logo a abrir a segunda parte teve o condão de quebrar animicamente a resistência dos dinamarqueses, que continuaram a lutar, mas o destino da eliminatória estava traçado, mesmo antes do mesmo Pedro Gonçalves fazer os 3-0, aos 77 minutos, num remate de fora da área, desviado por um defesa dinamarquês, que traiu o seu guarda-redes.

À falta de sorte do Midtjylland juntou-se ainda uma grave desconcentração do central Gartenmann, que, a cinco minutos do final, quis atrasar de costas para o seu guarda-redes e marcou na própria baliza, visto que a baliza estava deserta.

O Sporting esteve longe de fazer uma exibição convincente, falhou sobretudo na definição das jogadas no último terço do campo, com muitos passes falhados, em particular o último passe, que raramente saía com a medida certa, mas teve o mérito de marcar num lance de bola parada e explorar os próprios erros do adversário.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?