loading

LE: Míssil de Pote abriu caminho a apuramento histórico do Sporting

Um 'chapéu' absolutamente perfeito de Pedro Gonçalves, de longa distância, lançou hoje o Sporting para uma grande exibição em Londres, coroada com o afastamento do Arsenal, líder da liga inglesa, na Liga Europa.

LE: Míssil de Pote abriu caminho a apuramento histórico do Sporting

O minuto 'chave' para a grande surpresa da segunda mão dos oitavos de final foi o 62.º, com 'Pote' a rematar impecavelmente, pouco à frente do meio-campo, aproveitando o adiantamento de Ramdsdale e repondo a igualdade, 1-1, que perdurou até aos 120 minutos e se juntou ao 2-2 da primeira mão.

Nos penáltis, o Arsenal claudicou no remate de Martinelli (defesa de Adán), o Sporting esteve eficaz do primeiro ao último e venceu, por 5-4, juntando-se, assim, a Bayer Leverkusen, Union Saint-Gilloise, Roma, Sevilha, Feyenoord, Manchester United e Juventus.

A exemplo do jogo de Lisboa, o Arsenal subestimou o 'leão', com o jogo a chegar ao fim com mais remates por parte do Sporting e mais posse de bola, numa vitória na eliminatória que acaba por ser justa.

A missão era de 'peso', já que os londrinos lideram a Liga inglesa e adiantaram-se aos 19 minutos, com o golo do suíço Granit Xhaka.

Superando as previsões mais otimistas, o Sporting foi depois bem melhor do que o adversário, que 'empurrou' para a sua zona defensiva. Tamanho 'atrevimento' foi compensado pelo golo de Pedro Gonçalves, um dos 'golos do ano', provavelmente, e quando o Arsenal quis reagir já não foi a tempo e foi arrastado para os penáltis.

Ao quarto remate do Arsenal, o brasileiro Martinelli não desfeiteou Adán. Logo de seguida, Nuno Santos, com um remate cruzado, fechou com classe uma das melhores exibições europeias do Sporting.

A Roma, de José Mourinho, também passou para o grupo dos últimos oito, com 'nulo' em San Sebastian, que junta ao 2-0 do Olímpico de Roma.

Ciente de que a vantagem era boa a equipa do treinador português 'não mostrou nada', totalmente fechada em Anoeta, pelo que não é de estranhar que não houvesse alteração do 0-0 inicial.

Os visitantes até marcaram, por Smalling, aos 45+1 minutos, mas com o braço, como se verificou no recurso ao VAR.

Ainda assim, pode dizer-se que foi a Real Sociedad que mais fez por chegar ao golo, sobretudo no segundo tempo, em que se viram ocasiões de Brais Mendez, Oyarzabal, Zubeldia e Kubo.

O português Rui Patrício, na baliza dos 'lobos', voltou a estar seguríssimo, dando grande confiança à sua defesa. Decididamente, uma das 'chaves' do sucesso desta Roma.

No Puskas Arena, em Budapeste, o Ferencvaros voltou a ser 'presa fácil' do Bayer Leverkusen, agora vencedor por 2-0, elevando o agregado para 4-0.

Hoje, marcaram Moussa Diaby, no terceiro minuto, e Amine Adli, aos 81, ambos jogadores franceses.

O Bayer Leverkusen passa a ser a última equipa germânica, depois da eliminação do Friburgo, hoje à tarde, e da derrota do Union Berlim, terceiro na Bundesliga, na deslocação à Bélgica, por 3-0 ante o Union Saint-Gilloise.

O vice-líder do campeonato belga passa com um agregado de 6-3, após uma vitória justíssima, no Lotto Park de Bruxelas.

O maltês Teddy Teuma abriu o marcador, aos 18, e depois o marfinense Lazare Amani, aos 63, e o francês Loic Lapoussin, aos 90+4, confirmaram a vantagem, já em superioridade numérica, desde os 80 minutos.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?