loading

LE: Sporting defronta Juventus, um 'gigante' a tentar sair da crise

A Juventus, adversária do Sporting nos quartos de final da Liga Europa, é um 'gigante' do futebol europeu, mas em crise e com má memória dos clubes portugueses nos últimos anos.

LE: Sporting defronta Juventus, um 'gigante' a tentar sair da crise

Já esta temporada, a equipa italiana foi duas vezes derrotada pelo Benfica, na fase de grupos da Liga dos Campeões, 'caindo' para a Liga Europa, depois de há duas épocas ter sido eliminada pelo FC Porto nos oitavos de final da 'Champions'.

Agora, volta a encontrar um conjunto português, desta vez o Sporting, nos ‘quartos’ da Liga Europa, equipa que apenas encontrou duas vezes, na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2017/18, vencendo em casa por 2-1, antes de empatar a um golo em Alvalade.

Duas vezes campeã europeia, a Juventus tem ainda três Taças UEFA, uma Taça das Taças, ganha ao FC Porto em 1983/84, duas Supertaças Europeias e duas Taças Intercontinentais, embora não vença uma competição internacional desde 1996.

Embora falhando na Europa, a 'vecchia signora' tinha vindo a dominar por completo a nível interno e tinha vencido nove Ligas italianas seguidas até 2019/20.

Contudo, as últimas temporadas têm sido mais sofridas para a Juventus, que 'apenas' venceu uma Taça de Itália, sentindo dificuldades na renovação da equipa, que perdeu alguns nomes históricos, como o central Chielini.

Mesmo assim, a equipa treinada por Massimiliano Allegri mantém muitos jogadores com experiência, como o guarda-redes Szczesny, os defesas Bonucci, Danilo e Alex Sandro e o médio Juan Cuadrado.

Entre os jogadores mais experientes está o argentino Ángel Di María, que tem sido a grande figura da equipa esta temporada e um dos poucos jogadores capazes de causar desequilíbrios no ataque.

Numa decisão que ainda está à espera da decisão do recurso, a Juventus foi punida esta época com a perda de 15 pontos, devido a irregularidades financeiras em transferências.

Esta punição deixa o clube na sétima posição da Serie A, ainda longe dos lugares de acesso à 'Champions', pelo que a conquista da segunda prova europeia de clubes pode ser a única forma de acesso à Liga dos Campeões.

A equipa de Turim está na sua melhor fase da temporada, com apenas uma derrota (frente à Roma) e um empate com o Nantes nos últimos 11 encontros em todas as competições.

A Juventus recebe o Sporting em 13 de abril e visita o Estádio José Alvalade, em Lisboa, no dia 20 do mesmo mês.

No caso de conseguir eliminar a Juventus, o Sporting defrontará nas meias-finais o vencedor da eliminatória entre Manchester United e Sevilha, com a primeira mão em Alvalade, em 11 de maio, e segunda em Inglaterra ou Espanha, em 18 de maio.

A final da edição 2022/23 da Liga Europa está marcada para 31 de maio, na Arena Puskás, em Budapeste, na Hungria.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?