O selecionador nacional, afirmou esta sexta-feira que Gonçalo Inácio e Diogo Leite, as novidades na lista de convocados, podem “trazer algo diferente” à equipa e assumiu o objetivo de “criar um ambiente competitivo”.
“Vamos ter um curto espaço para trabalhar. O futebol internacional é assim. Mas, é tempo para conhecer os jogadores e as pessoas que eles são. Queremos criar uma equipa coesa e criar um ambiente competitivo na equipa o mais rápido possível”, afirmou Roberto Martínez.
Na sua primeira conferência de imprensa para anunciar a lista de convocados, na Cidade do Futebol, em Oeiras, o técnico espanhol falou em português, embora ainda com alguma dificuldade, e explicou as chamadas dos defesas Gonçalo Inácio, convocado no passado, mas sem jogar, e Diogo Leite, que é estreia absoluta.
“Queremos ter a oportunidade de jogar com dois ou três centrais. A equipa tem de ser flexível taticamente. O Inácio tem muita personalidade e o Diogo Leite foi uma surpresa para mim. São dois jogadores que podem trazer algo diferente à seleção”, referiu o treinador de 49 anos.
Na estreia do Grupo J de qualificação para o Euro2024, que vai decorrer na Alemanha, Portugal defronta o Liechtenstein, em 23 de março, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, atuando três dias depois no Luxemburgo.
“Não existem jogos fáceis no futebol internacional. Temos que trabalhar bem e com intensidade. O adversário não é o ponto de partida para o nosso trabalho. Estes não são jogos para fazer experiências. São jogos para ganhar, jogar bem e crescer”, frisou Martínez.
O espanhol, antigo selecionador da Bélgica, foi o escolhido pela Federação Portuguesa de Futebol para render Fernando Santos, que abandonou o cargo após o Campeonato do Mundo do Qatar, no qual a seleção nacional alcançou os quartos de final.
Santos estava no comando da equipa desde 2014, tendo conquistado o Euro2016 e a primeira edição da Liga nas Nações, em 2019.
A formação das ‘quinas’ concentra-se na tarde de segunda-feira para começar a preparar os primeiros dois encontros de apuramento para o Europeu de 2024.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.