loading

Crónica: Famalicão de serviços mínimos extrai lucro máximo frente ao Boavista

O Famalicão sobrepôs-se ao Boavista na corrida pela metade superior da I Liga, ao vencer por 2-1, invertendo uma prestação sem chama no encontro da 25.ª jornada com dois golpes tão inesperados quanto repentinos.

Crónica: Famalicão de serviços mínimos extrai lucro máximo frente ao Boavista

No Estádio do Bessa, no Porto, os visitantes adiantaram-se pelo espanhol Iván Jaime, de penálti, aos 57 minutos, e pelo romeno Alex Dobre, aos 60, enquanto o eslovaco Róbert Bozeník saltou do banco de suplentes para faturar o único tento ‘axadrezado’, aos 72.

O Famalicão somou o quarto triunfo nos últimos cinco jogos e segurou a oitava posição, com os mesmos 33 pontos do Rio Ave, três acima do Boavista, que desceu para 12.º e cedeu a terceira derrota em casa, após ter perdido com os ‘grandes’ Benfica e FC Porto.

As duas novidades lançadas por Petit face à derrota das ‘panteras’ com o Sporting (0-3) procuraram agitar um início tímido à passagem do quarto de hora, quando Masaki Watai cruzou e Bruno Lourenço cabeceou junto ao segundo poste para defesa de Luiz Júnior.

Gaius Makouta também ficou perto de inaugurar o marcador, aos 18 minutos, num livre frontal que fletiu na barreira e passou a centímetros do alvo, mas rapidamente a partida resgatou uma faceta inconsequente, apesar da superior iniciativa territorial ‘axadrezada’.

Com Zaydou Youssouf e Alex Dobre de regresso após o triunfo minhoto com o Casa Pia (1-0), a equipa de João Pedro Sousa acusou mais desinspiração coletiva e visou a baliza de Rafael Bracali apenas num disparo de longe do criativo Iván Jaime, aos 37 minutos.

Yusupha ripostou com um pontapé por cima a dois minutos do intervalo, altura que gerou uma breve reunião no relvado entre os jogadores do Famalicão antes de recolherem aos balneários, para vincarem a sua melhor versão contra a corrente do jogo no reatamento.

O Boavista desesperou aos 49 minutos, quando Pedro Malheiro combinou na direita com Bruno Lourenço e cruzou para uma perdida sem oposição de Yusupha na pequena área, instantes antes de o defesa cometer penálti sobre Iván Jaime, autor do 1-0, aos 57.

Três minutos mais tarde, Alex Dobre beneficiou de uma abordagem defeituosa de Bruno Onyemaechi ao livre lateral de Ivo Rodrigues e duplicou a contagem com um remate de primeira, levando as ‘panteras’ a alargarem o ataque com Kenji Gorré e Róbert Bozeník.

A segunda cartada lançada do banco por Petit precisou de pouco tempo para provocar impacto e reduziu aos 72 minutos, ao captar uma solicitação de Makouta para arriscar de longe, com o remate a ser desviado por Riccieli e a embaraçar a reação de Luiz Júnior.

Esse golo animou o Boavista, cuja tentativa para evitar a derrota teve como pináculo um disparo à trave de Bozeník (90 minutos), depois de uma jogada de Onyemaechi sustida pelo ‘guardião’ do Famalicão (74) e uma iniciativa de Gorré a passar rente ao poste (87).

Luiz Júnior segurou ainda um cabeceamento do suplente Martim Tavares, após canto de Gorré, aos 90+7 minutos, e entregou mais três pontos ao Famalicão, que completou hoje uma volta inteira na I Liga sob alçada do antigo treinador do Boavista João Pedro Sousa.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?