loading

"Tenho problema emocional, não jurídico, com jogadores que não são portugueses"

Uma nova era no comando técnico da Seleção Nacional está em marcha depois de vários anos em que a turma das quinas foi liderada por Fernando Santos, o engenheiro que levou Portugal à conquista dos dois títulos mais emblemáticos da sua história: Europeu 2016 e Liga das Nações em 2018.

"Tenho problema emocional, não jurídico, com jogadores que não são portugueses"

Agora é Roberto Martínez o timoneiro e o técnico espanhol acabou por chamar grande parte do elenco que Fernando Santos levou ao último campeonato do mundo, que se realizou no Catar, algo que motivou comentários e interpretações nos mais variados setores do futebol luso.

Rita Garcia Pereira, antiga dirigente do Sporting, lamenta que Roberto Martínez tenha decidido manter a aposta em Otávio, centrocampista do FC Porto cuja naturalização com as quinas ao peito foi promovida por Fernando Santos.

A advogada sublinha não ter nada a apontar ao nível jurídico nem quer entrar "nesses números". Mas não esconde que reside em si um problema no capítulo "emocional" com a convocação de Otávio.

"Eu não tenho problemas especificamente com o Otávio. Eu reconheço os bons jogadores. Mas tenho algum problema emocional, que não é jurídico, com jogadores que não são portugueses", confessou Rita Garcia Pereira.

"Vou dizer isto assim", justificou a antiga dirigente do Sporting, argumentando também que esta lógica de "problema emocional" é também acompanhada no que diz respeito ao nome do selecionador nacional escolhido pela estrutura federativa.

"Da mesma forma que também tenho com selecionadores que não são portugueses", assumiu Rita Garcia Pereira.

Em declarações num programa de desporto da CMTV, a antiga dirigente do emblema de Alvalade prosseguiu o seu comentário sobre Otávio Monteiro, jogador do FC Porto, realçando que este não nasceu em território português.

"O Otávio tornou-se português. Tornou-se. De lei. Por isso é que eu digo que tenho um problema emocional", salientou Rita Garcia Pereira.

A advogada fez questão de destacar que não quer com as suas palavras abrir qualquer tipo de discussão a respeito do método como Otávio foi naturalizado.

"Não estou a dizer que houve qualquer irregularidade, nem que se tornou português para ir à Seleção. Não entro nesses números", explicou a advogada, que respondia a questões relacionadas com uma recente declaração de Otávio.

O jogador do FC Porto, recorde-se, deixou recados para a capital portuguesa, dizendo que sente que algumas pessoas de Lisboa não queriam que fosse chamado à Seleção Nacional mas nem por isso se arrepende da decisão tomada.

"Não, não me arrependo nem um bocadinho. Tudo o que fiz foi de acordo com a minha própria vontade, ciente de tudo e mesmo sabendo que em Portugal muita gente seria contra, como acontece em Lisboa. Não é isso que me vai abalar nem fazer com que deixe de representar Portugal", disse Otávio, em entrevista à Dragões, a revista oficial do FC Porto.

Em relação à questão levantada na entrevista por Otávio, Rita Garcia Pereira assumiu também, por outro lado, que entendeu "de forma diferente isto das provocações".

"Eu acho que ele de provocações não se estava a referir a árbitros, mas especificamente a colegas", considerou a antiga dirigente leonina.

Controlado emocionalmente

O registo de Otávio em campo tem valido muitos elogios ao longo dos anos relativamente às capacidades futebolísticas. Todavia, em relação ao temperamento do centrocampista, sobretudo rivais, não têm evitado lançar um conjunto de considerações.

Mas Rita Garcia Pereira entende que, ao contrário do que se diz, pensa ou julga, Otávio é um jogador "controlado emocionalmente".

"Ele é extremamente controlado emocionalmente e é muito hábil nas provocações", avaliou a advogada.

Rita Garcia Pereira diz que quem vê Otávio em campo percebe que ele "consegue provocar" mas sem perder a noção do que está a fazer.

"O que eu quero dizer é que ele consegue provocar. Eu não sei se isto eticamente é correto."

Otávio, uma peça vital na lógica de Conceição

Otávio está há várias temporadas em Portugal e chegou ao FC Porto mas não se conseguiu fixar logo no plantel azul e branco tendo estado a rodar na equipa secundária e tendo sido também, depois, emprestado ao Vitória de Guimarães.

No berço, Otávio ganhou embalo para se tornar num dos jogadores mais aplaudidos pela plateia portista atualmente.

Otávio faz parte do lote de capitães e a sua importância é fundamental para Sérgio Conceição, técnico que o tem como uma peça vital. Aliás, foi Conceição que permitiu a Otávio evoluir enquanto jogador no continente europeu.

Essa evolução está bem presente na cabeça de Otávio e o camisola 25 não esconde a admiração que tem para com Sérgio Conceição.

"Com ele já joguei de várias maneiras e em dinâmicas que se alteram dentro de cada sistema. Se ele decidir mudar a meio de um jogo, eu sei onde tenho de estar para ajudar dentro de campo", referiu Otávio, em declarações à Dragões, onde explicou que Conceição já entendeu a sua forma de ser e estar.

"O mister às vezes chama-me à atenção para eu ficar mesmo chateado, porque é a forma que ele encontra para ir buscar o melhor de cada jogador. Comigo foi muito assim e às vezes fico cego nos treinos por causa disso".

Otávio contou ainda que Conceição "faz de tudo" para a equipa de Otávio nos treinos "perder". "E é aí que eu me pico mais", contou.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?