loading

Crónica: Golo de Anderson nos minutos finais devolve quinto lugar ao Vitória de Guimarães

O Vitória de Guimarães recuperou este domingo o quinto lugar da I Liga, ao receber e vencer o Gil Vicente por 1-0, com um golo de Anderson no período de compensação da segunda parte.

Crónica: Golo de Anderson nos minutos finais devolve quinto lugar ao Vitória de Guimarães

Na sequência de uma recuperação no meio-campo, os anfitriões saíram em velocidade para o ataque e Anderson, servido por Zé Carlos, atirou para o fundo das redes, num lance em que a bola cortada por Tomás Araújo tabelou na sua perna e dirigiu-se para a baliza, embatendo ainda no poste esquerdo antes de valer um golo, aos 90+3 minutos, muito celebrado pela maioria dos 22.733 espetadores presentes no último jogo da época no Estádio D. Afonso Henriques.

Já apurada para a fase das pré-eliminatórias da Liga Conferência Europa, a equipa vimaranense alcançou pela primeira vez quatro vitórias seguidas no campeonato e está de novo na quinta posição, com 53 pontos, mais dois do que o sexto, Arouca, à partida para a 34.ª e derradeira jornada, em que os vitorianos vão defrontar o FC Porto e os arouquenses o Portimonense.

Com três novidades na defesa – Zè Carlos, Né Lopes e Henrique Gomes – e duas no meio-campo – Vítor Carvalho e Aburjania -, o Gil Vicente apresentou-se ofensivo em Guimarães, com um futebol apoiado e várias incursões à área vitoriana, mas a primeira ocasião de golo pertenceu aos anfitriões, num remate da Jota Silva ao poste, ao minuto 11.

Os gilistas protagonizaram dois remates perigosos nos 45 minutos iniciais, ambos por Bilel, um deles a rasar o poste esquerdo, aos 15, mas a equipa de Guimarães criou mais lances de relevo, apesar do jogo mais direto, à procura da velocidade dos extremos nos espaços vazios, até para contornar a pressão alta dos barcelenses.

Jota Silva rematou para defesa de Andrew ao minuto 27, antes de Tiago Silva atirar para nova intervenção do guardião brasileiro, na recarga, de fora da área, e André Silva e Ibrahima Bamba cabecearam ao lado em posição frontal à baliza, aos minutos 34 e 37, respetivamente.

O duelo perdeu ritmo e qualidade na segunda metade do encontro, com lances ofensivos quase sempre inconsequentes de parte a parte e várias pausas para assistência a jogadores caídos no relvado.

A intensidade e a emoção só regressaram no último quarto de hora da partida, com o Vitória a acercar-se da baliza e a ameaçar o golo inaugural num lance em que Anderson recupera a bola na área gilista e remata para defesa de Andrew, ao minuto 87, antes de marcar mesmo o seu quinto golo na I Liga, uma volta depois do golo anterior, na derrota por 2-1 frente aos ‘galos’, da 16.ª ronda.

Com o desaire consumado nos descontos, a formação de Barcelos manteve o 14.º lugar, com 34 pontos, antes de receber o Casa Pia na 34.ª e derradeira ronda.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?