loading

Lula da Silva condena insultos racistas contra avançado do Real Madrid Vinicius Junior

O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, condenou os insultos racistas proferidos contra o avançado do Real Madrid Vinicius Junior durante o jogo contra o Valência, e apelou às autoridades para que tomem medidas.

Lula da Silva condena insultos racistas contra avançado do Real Madrid Vinicius Junior

"Quero fazer um gesto de solidariedade com Vinicius, um jovem que é sem dúvida o melhor jogador do Real Madrid, e que sofre agressões repetidas. Espero que a FIFA e outras entidades tomem medidas para evitar que o racismo tome conta do futebol", disse Lula, no domingo, numa mensagem na rede social Twitter.

Vinicius criticou a LaLiga e os adeptos do futebol espanhol pelo "racismo normal" na competição, depois de insultos racistas terem marcado o duelo contra o Valência Clube de Futebol Mestalla, com o jogador brasileiro a recusar jogar a partida, em que o Real Madrid perdeu 1-0.

"Não foi a primeira vez, nem a segunda, nem a terceira. O racismo é normal na LaLiga. A competição acha que é normal, a Federação acha que é normal e os adversários encorajam-no. Lamento-o. O campeonato que já pertenceu a Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje pertence aos racistas", escreveu o futebolista no Twitter.

"Uma nação linda, que me acolheu e que eu amo, mas que aceitou exportar para o mundo a imagem de um país racista. Lamento pelos espanhóis que discordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas", acrescentou.

O presidente da associação, Javier Tebas, reagiu e pediu ao futebolista que não se deixe "manipular": "Antes de criticar e insultar a LaLiga, tens de te informar bem, Vinicius (...) Não te deixes manipular e certifica-te de que compreendes as competências de cada um e o trabalho que temos feito juntos".

Vinicius deu seguimento à troca de mensagens nas redes sociais, respondendo à mensagem de Tebas, a quem pediu "ação e castigo". "Mais uma vez, em vez de criticar os racistas, o presidente da LaLiga aparece nas redes sociais para me atacar. Por mais que falem e finjam que não leem, a imagem do vosso campeonato fica abalada", disse o jogador.

Entretanto, o treinador do Real Madrid, Carlo Ancelotti, disse "estar triste" com a "reação racista" dos adeptos do Valência em relação ao visitante Vinicius, um "problema muito grave e inaceitável" no futebol espanhol, para o qual pediu medidas enérgicas.

"Falei com ele durante o jogo, o ambiente estava muito quente, muito mau e perguntei-lhe se podia continuar. O facto de pensar que tenho de o afastar porque o ambiente é racista não me parece correto. O que me aconteceu hoje nunca me tinha acontecido antes. É inaceitável. A Liga espanhola tem um problema, não é o Vinicius, ele é vítima de um problema muito grave", afirmou, em conferência de imprensa.

A LaLiga solicitou todas as imagens disponíveis para abrir uma investigação, indicando que "uma vez concluída a investigação, no caso de ser detetado qualquer crime de ódio, a LaLiga tomará as medidas legais adequadas".

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?