loading

Crónica: Estoril Praia vence Marítimo com dois golos nos instantes finais da partida

O Estoril Praia venceu este sábado o Marítimo por três bolas a uma, em partida da 34.ª e última jornada da Liga Bwin, decidida com dois golos nos dez minutos finais para o conjunto da casa.

Crónica: Estoril Praia vence Marítimo com dois golos nos instantes finais da partida

O esforço final dos ‘canarinhos’ foi recompensado, perante um adversário que minutos antes havia ficado reduzido a nove jogadores em função das expulsões de Fábio China, aos 71 minutos, e René Santos, aos 73, que foram aproveitadas quase de imediato pela equipa local com os golos de Joãozinho, aos 80 minutos, e Dele Yusuf, aos 85.

Em função do triunfo alcançado, o Estoril Praia ascendeu de forma provisória ao 14.º lugar com 35 pontos, aguardando pelo resultado do Portimonense, que ainda o poderá igualar ou ultrapassar, para confirmar a sua classificação final.

Por seu turno, o Marítimo mantém os 26 pontos, sendo que já tinha o seu ‘destino’ traçado – o play-off de manutenção, a disputar a partir da próxima semana, com o Estrela da Amadora.

O encontro foi animado, ao contrário do que poderia indiciar a escassez de ambições desportivas para ambos os conjuntos – o Estoril Praia já havia garantido a manutenção duas jornadas antes.

Os dois conjuntos alinharam de uma forma descomprometida no período inicial, procurando a predominância no terreno de jogo, e com isso saiu beneficiado o espetáculo, com a equipa da casa a conseguir ganhar alguma ascendente a partir dos primeiros dez minutos.

A equipa da casa mostrava maior inspiração e capacidade de ligação entre os seus setores e chegou ao primeiro golo à passagem do primeiro quarto de hora, através de uma boa iniciativa individual de Tiago Santos, que irrompeu pela direita e cruzou para a pequena área, onde surgiu Alejandro Marqués a desviar certeiro.

A vantagem mínima impulsionava o Estoril Praia que pouco após o golo, aos 18 minutos, esteve perto de avolumar a diferença num remate, seguido de insistência, de Tiago Gouveia pouco ao lado da baliza maritimista.

Só a partir dos primeiros minutos a reação do conjunto insular produziu algum efeito, com a igualdade a ter estado, pela primeira vez, realmente próxima aos 27 minutos a partir de um cabeceamento ‘à queima-roupa’ de Chuchu Ramírez, que obrigou o guardião Dani Figueira a defesa apertada.

O golo de Alejandro Marqués ditava a diferença ao intervalo, mas o segundo tempo voltou a ditar motivos de interesse, com as duas equipas a criarem aproximações às áreas adversárias até que o marcador voltou a ser acionado, trazendo a igualdade para os visitantes.

O Marítimo chegou ao empate por via de uma grande penalidade, que puniu mão de João Gamboa na área estorilista, permitindo assim a Cláudio Winck converter o pontapé correspondente e igualar a contenda.

O jogo estava relançado, mas pouco depois o Marítimo foi penalizado por duas expulsões praticamente ‘de uma assentada’: primeiro, aos 71 minutos, Fábio China foi admoestado com o segundo amarelo e, menos de dois minutos passados, aos 73, René Santos entrou de forma excessiva sobre João Carlos e recebeu ordem de expulsão.

O conjunto insular passou, num ápice, para uma desvantagem numérica de dois jogadores e o Estoril Praia tirou o melhor proveito a partir daí, lançando Francisco Geraldes e Dele Yusuf em jogo para poucos minutos depois os ‘canarinhos’ recuperarem a vantagem no resultado.

O conjunto da Linha de Cascais chegou ao 2-1 pelo seu capitão, Joãozinho, que surgiu na área adversária para um remate colocado que não permitiu hipóteses de defesa para Makaridze após novo cruzamento tirado por Tiago Santos pela direita.

O desequilíbrio estava encontrado e, nesse sentido, o Estoril Praia ainda chegaria a um terceiro golo após uma jogada novamente desenvolvida pelo corredor direito, a partir de onde Tiago Gouveia tirou um cruzamento rasteiro para finalização eficaz de Dele Yusuf.

O lance ainda foi invalidado numa primeira instância, mas o VAR confirmou a legalidade de toda a jogada e o 3-1, seguindo-se, pouco depois, o apito final.

Instantes após Ricardo Baixinho ter dado a partida por terminada, o técnico do Marítimo, José Gomes, protestou de forma veemente junto do juiz da partida, acabando expulso tal como os seus dois jogadores ainda no decorrer da partida.

Programa da jornada

Sexta-feira, 26 de Maio de 2023
Rio Ave - Famalicão, 2 - 2
Vizela - Sporting, 1 - 2

Sábado, 27 de Maio de 2023
Gil Vicente - Casa Pia, 1 - 0
Estoril - Marítimo, 3 - 1
Desp. Chaves - Boavista, 1 - 4
Portimonense - Arouca, 0 - 2
Benfica - Santa Clara, 3 - 0
FC Porto - V. Guimarães, 3 - 0
Sp. Braga - Paços Ferreira, 3 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?