loading

I Liga: Primeira volta sensacional cedo consumou objetivo do Casa Pia

Uma primeira volta sensacional rapidamente consumou o objetivo da manutenção do Casa Pia, que ainda ‘sonhou’ com o apuramento europeu na época de regresso à I Liga, 83 anos depois da única presença.

I Liga: Primeira volta sensacional cedo consumou objetivo do Casa Pia

Forçados a jogar no Estádio Nacional, em Oeiras – e, por vezes, no Estádio Municipal de Leiria -, devido à falta de condições do recinto de Pina Manique, isso não prejudicou os ‘gansos’, que surpreenderam tudo e todos na fase inicial, com uma série muito positiva.

Entre a terceira e a oitava jornadaS, o Casa Pia angariou cinco triunfos e um empate, que fez o clube lisboeta atingir os lugares cimeiros, e, à 12.ª ronda, após vencer em casa do Sporting de Braga (1-0), era quarto, a três pontos do segundo e à frente do Sporting.

Nesta altura, com o estatuto de ‘equipa sensação’ e com uma das melhores defesas do campeonato, surgiu a paragem para se disputar o Mundial2022, que acabou por mudar a equipa, mesmo com a vitória em Portimão (2-1) e o ‘nulo’ com o FC Porto no regresso.

O Casa Pia concluiu a primeira volta na quinta posição, com 27 pontos, que lhe garantia praticamente o objetivo inicial da permanência, e a Europa podia ser realidade, mas os pupilos de Filipe Martins ‘quebraram’ na segunda volta, na qual somaram três triunfos.

Alcançados os 35 pontos, à 23.ª jornada, o Casa Pia, ainda sem ‘tirar o olho’ das provas europeias, começou a mexer mais na equipa, com o intuito de preparar já a temporada seguinte, o que resultou em nove jogos seguidos sem vencer entre a 26.ª jornada e o final da prova.

Não obstante, os casapianos encerraram este retorno à elite num meritório 10.º lugar, com 41 pontos, numa temporada em que o treinador Filipe Martins, no terceiro ano no cargo, comprovou a aposta da direção do clube na sua continuidade, a partir da II Liga.

Para esta época tranquila, muito contribuiu a experiência de jogadores como o guarda-redes Ricardo Batista, o defesa central – e ‘capitão’ de equipa – Vasco Fernandes ou o médio Afonso Taira, para além da influência do nigeriano Godwin no ataque casapiano.

O ponta de lança brasileiro Rafael Martins foi o ‘artilheiro’, com seis tentos apontados, numa formação onde despontou ainda o talento do ala esquerdo internacional sub-21 Leonardo Lelo, que contabilizou seis assistências durante a atual temporada.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?