loading

I Liga: Marítimo com pior pontuação de sempre procura ‘final feliz’

O Marítimo registou a pior pontuação de sempre em 42 anos na I Liga e ainda depende do play-off, diante do Estrela da Amadora, para se manter no principal escalão.

I Liga: Marítimo com pior pontuação de sempre procura ‘final feliz’

O conjunto insular terminou com 26 pontos, fruto de sete vitórias, cinco empates e 22 derrotas, que superam os 22 pontos de 1985/86, mas então com as vitórias a valerem apenas dois pontos – na atual contabilidade, teria terminado com 30 pontos.

As expectativas no arranque da temporada, que se iniciou com Vasco Seabra no comando técnico, acabaram defraudadas, com o ambicionado “fazer melhor do que o 10.º lugar de 2021/22” a dissipar-se com o ‘riscar’ de cada ronda.

A primeira ‘chicotada psicológica’ surgiu ao fim de apensas cinco rondas, com o último posto e sem qualquer ponto.

Depois da saída do treinador de 38 anos, assistiu-se ainda ao definhar da relação entre a direção do clube, presidida por Rui Fontes, e a da Sociedade Anónima Desportiva (SAD), por João Luís, que culminou com a demissão do último, após anúncio da destituição da SAD por parte do sucessor de Carlos Pereira, que assumiu os dois cargos.

Com João Henriques, os resultados tardaram em aparecer, tendo os madeirenses chegado aos 10 jogos sem vencer no arranque do campeonato, somando o primeiro ponto no Bessa (1-1), à nona jornada, e a primeira vitória dois jogos depois, no reduto do Paços de Ferreira (1-0).

O mercado de janeiro foi marcado por oito entradas no plantel, para saída de 10, incluído contratações do início da época, nomeadamente Joel Soñora, António Zarzana e o afastamento de Matous Trmal, Gonçalo Cardoso e Lucho Veja (empréstimo), tendo Joel Tagueu rumado à Arábia Saudita, igualmente por empréstimo.

A saída do treinador natural de Tomar aconteceu três meses depois da sua chegada, tendo deixado os insulares à 13.ª ronda, na penúltima posição, com seis pontos, e eliminados da Taça de Portugal e da Taça da Liga.

No mesmo dia, o clube madeirense anunciou o regresso de José Gomes, após ter orientado a equipa maritimista na temporada 2019/2020, tendo alcançado um empate em Vila do Conde (1-1) na sua estreia, seguindo-se uma vitória caseira frente ao Sporting (1-0).

Sob a batuta do ‘timoneiro’ de 52 anos, o Marítimo arrecadou 20 pontos, tendo o 16.º lugar sido a sua melhor classificação na presente campanha, com a particularidade de nunca ter conseguido duas vitórias consecutivas.

O desfecho da época ainda está em aberto, estando em causa a interrupção de quase 40 participações consecutivas na I Liga.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?