loading

Mundial feminino: Japão e Espanha vencem e são as primeiras a passar aos ‘oitavos’

Japão e Espanha tornaram-se esta quarta feira as primeiras seleções apuradas para os oitavos de final do Mundial feminino de 2023, ao vencerem a Costa Rica, por 2-0, e a Zâmbia, por 5-0, respetivamente.

Mundial feminino: Japão e Espanha vencem e são as primeiras a passar aos ‘oitavos’
FIFA Women's World Cup

A seleção japonesa, campeã mundial em 2011, e a espanhola destacaram-se no topo do Grupo C após os jogos da segunda jornada, ambas com seis pontos, e já não poderão ser alcançadas pelas zambianas e as costa-riquenhas, ainda sem pontuar, na terceira e última ronda.

Dois golos marcados no espaço de igual número de minutos, aos 25, através de Hikaru Naomoto, e aos 27, por Aoba Fujino, asseguraram à formação nipónica um triunfo seguro sobre a Costa Rica, em Dunedin, a mesma cidade neozelandesa onde Portugal perdeu com os Países Baixos, por 1-0.

Em Auckland, a Espanha inaugurou cedo o marcador, aos nove minutos, por intermédio de Teresa Abelleira, e construiu a goleada com dois ‘bis’, concretizados por Jennifer Hermoso, aos 13 e 70, e por Alba Redondo, aos 69 e 85.

A atacante Alexia Putellas, eleita melhor jogadora mundial em 2022, parece mais recuperada de uma lesão e foi titular, depois de ter iniciado no banco de suplentes a partida da primeira jornada, que a equipa espanhola venceu por 3-0, mas acabou por ser substituída após o intervalo.

Japão e Espanha defrontam-se na segunda-feira, no último encontro do grupo, que servirá para determinar o primeiro e segundo classificados – com as vantagens e desvantagens teóricas supervenientes -, bastando à seleção europeia empatar para vencer a ‘poule’, pois tem mais um golo marcado.

Portugal, uma das oito seleções estreantes, perdeu no domingo com os Países Baixos, vice-campeões mundiais, por 1-0, em encontro da jornada inaugural do Grupo E, que integra ainda os Estados Unidos, vencedor dos dois últimos Mundiais, e o Vietname.

A nona edição do Mundial feminino de futebol realiza-se de 20 de julho a 20 de agosto, na Austrália e Nova Zelândia.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?