loading

AF Porto e RFGF assinam protocolo de intercâmbio de árbitros

A Associação de Futebol (AF) do Porto e a Real Federação Galega de Futebol (RFGF) vão assinar na segunda-feira um protocolo de intercâmbio de árbitros, uma medida que visa aliviar as carências no setor.

AF Porto e RFGF assinam protocolo de intercâmbio de árbitros

O acordo vai permitir que árbitros das duas regiões possam apitar jogos nas respetivas ligas amadoras, com o objetivo de ganharem experiência e qualificação contínua.

"A AF Porto faz anualmente cerca de 30.000 jogos, o que dá mais de 1.200 por semana. Temos cerca de 980 árbitros de futebol e de futsal, mas, para suprir a falta deles, alguns fazem três, quatro e cinco jogos a cada fim de semana. Isto não é possível de se manter", explicou à agência Lusa o presidente da AF Porto, José Manuel Neves.

O protocolo vai ser assinado pelos presidentes das duas associações, na sequência de conversações entre as federações dos dois países ibéricos, incidindo nas duas séries da Divisão de Elite portuense e no Grupo Sul do campeonato regional da Galiza.

A AF Porto ambiciona qualificar mais 400 árbitros no final deste ano letivo e "preparar o futuro", numa lógica de renovação dos atuais quadros e de subida da quantidade de 'juízes' disponibilizados para as competições nacionais.

"É muito difícil angariar um árbitro, mas é muito mais difícil de o reter. Ficaria contente se 50% dos árbitros que tiram o curso ficasse nos nossos quadros", reconheceu José Manuel Neves.

A AF Porto formou 250 novos 'juízes' desde a pandemia de covid-19 e prepara-se para começar a instruir nas suas próprias instalações "mais 173 de futebol e 30 de futsal".

"Claro que, se me perguntar se um árbitro tem anseio de ganhar mais, sim. De qualquer das formas, sabemos que a maioria vem para a arbitragem por vocação, conhecimento, motivação e por verem que a nossa associação tem um árbitro na elite da FIFA, que é o Artur Soares Dias, outros jovens já numa I Liga e alguns internacionais", admitiu José Manuel Neves.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?