loading

"Vamos ver até que ponto o Benfica consegue igualar a vontade e a sabedoria do FC Porto"

À medida que o primeiro clássico da época, a contar para a sétima jornada da Liga Betclic, se aproxima, as expectativas aumentam, e as opiniões sobre o desempenho quer de Benfica como de FC Porto começam a fazer-se sentir a poucos dias do encontro.

"Vamos ver até que ponto o Benfica consegue igualar a vontade e a sabedoria do FC Porto"
Liga Portugal

Neste contexto, o ex-guarda-redes do FC Porto, Beto, partilhou a sua visão sobre o estado atual das duas equipas e o que podemos esperar deste tão aguardado confronto entre águias e dragões.

Para Beto, o FC Porto apresenta "duas caras" distintas neste início de época. Na Liga dos Campeões, demonstraram um jogo dominante, criando superioridade em todos os setores do campo. No entanto, no campeonato, têm enfrentado dificuldades para garantir vitórias com margens amplas.

"Houve uma cara europeia, muito dominadora e a criar muita superioridade em todo o campo. Gostei muito do FC Porto de Liga dos Campeões, mas, no campeonato, vêm-se algumas dificuldades para vencer com muita superioridade e resultados avultados. É um futebol em esforço, com vontade de ganhar, muita garra, entrega e competitividade, mas não tão claro", começou por dizer Beto, em declarações à agência Lusa.

Por outro lado, Beto reconhece que o Benfica, assim como o Sporting, reforçou-se consideravelmente nesta temporada. Embora tenham conquistado vitórias no campeonato, a sua prestação não tem sido avassaladora, tendo em conta o plantel de qualidade que têm à disposição. Isso cria um cenário de "equilíbrio absoluto" para o clássico que se avizinha.

"Juntamente com o Sporting, o Benfica foi o clube que melhor se reforçou. É verdade que tem vencido no campeonato, mas também não está a ser avassalador para o plantel que tem. Neste momento, existe um grande equilíbrio competitivo entre as duas equipas e o clássico é uma incógnita, mas sei que o FC Porto sabe jogar muito bem estes encontros. Vamos perceber até que ponto o Benfica pode igualar essa vontade e sabedoria", explicou.

O antigo guardião, que até ajudou a tirar um título europeu ao Benfica, aquando da sua defesa a uma grande penalidade, na final da Liga Europa, quando defendia as cores do Sevilla, destaca a pressão alta como uma das principais armas do treinador Sérgio Conceição, que exige dos seus jogadores uma capacidade física para retirar a iniciativa de jogo ao adversário.

"A pressão alta é uma das grandes armas que o Sérgio Conceição utiliza, exigindo à sua equipa capacidade física para retirar iniciativa de jogo ao adversário. É verdade que o FC Porto se transcende mentalmente a nível motivacional em jogos com este caráter. Tendo mostrado alguma dificuldade financeira nos últimos anos, consegue colocar os atletas no seu máximo."

O clássico entre FC Porto e Benfica é uma incógnita, mas a experiência do FC Porto neste tipo de encontros pode desempenhar um papel crucial. Com uma defesa que tem Pepe e Iván Marcano no boletim clínico, Conceição vai confiar nas alternativas Fábio Cardoso e David Carmo para manter a estabilidade defensiva na visita ao Estádio da Luz.

Beto também expressou curiosidade sobre a adaptação de Alan Varela e /jogador/120858/, dois reforços importantes para o meio-campo do FC Porto.

"Tenho curiosidade em perceber o quão rapidamente o Alan Varela se vai adaptar, pois é um jogador muito interessante. O Iván Jaime já conhecemos perfeitamente. Sendo uma equipa grande, o FC Porto exige menos erros e mais efetividade na hora da decisão, do passe e do remate, mas ele poderá dar bastante imprevisibilidade ofensiva", rematou Beto.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?