loading

Liga Campeões: FC Porto arrecadou perto de 19 milhões de euros em 2009/10

O FC Porto recebeu perto de 19 milhões de euros pela participação na Liga dos Campeões de futebol de 2009/10, enquanto o Inter de Milão, vencedor do troféu, foi o clube que mais encheu os ‘cofres’ na temporada passada.

De acordo com a lista de prémios financeiros da UEFA, a que a Agência Lusa teve acesso, os “dragões”, que foram a única equipa portuguesa na competição, somaram um total de 18,734 milhões euros por terem alcançado os oitavos de final, em que acabaram por ser eliminados pelo Arsenal.

Só por ter confirmado a participação na “Champions”, após ter vencido a Liga portuguesa em 2008/09, o FC Porto arrecadou 7,1 milhões de euros e juntou mais 3,2 pelos resultados alcançados na fase de grupos (foi segundo classificado no Grupo D).

Apesar da derrota pesada nos oitavos de final frente ao Arsenal (5-0), e o consequente afastamento da prova, o clube portista somou ainda mais três milhões de euros.

Por ser o único representante luso na Liga dos Campeões na época passada, o FC Porto teve direito ainda a 100 por cento do Market-Pool (direitos televisivos e publicitários) para Portugal, o que resultou num valor de 5,434 milhões de euros.

O Inter de Milão, que conquistou a “Champions” com José Mourinho no comando, também venceu o campeonato ‘financeiro’, ao arrecadar 48,759 milhões de euros, seguido do Manchester United (45,811 milhões) e o finalista vencido Bayern Munique (44,862 milhões).

Apesar só terem alcançado os quartos de final, os ‘red devils´ foram os que mais lucraram com o Market-Pool, com cerca de 29 milhões de euros.

No fundo da tabela aparecem os israelitas do Maccabi Haifa (8,530 milhões) e os húngaros do Debreceni (8,966 milhões) e foram os únicos clubes que não conseguiram alcançar a marca dos 10 milhões de euros.

No total, a UEFA distribuiu 764,400 milhões de euros pelos 32 clubes que participaram na competição.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?