loading

Selecionador português Carlos Queiroz foi suspenso por seis meses pela ADoP

O selecionador português de futebol, Carlos Queiroz, foi suspenso por seis meses por perturbação de um controlo antidoping, anunciou hoje em comunicado a Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP).

Selecionador português Carlos Queiroz foi suspenso por seis meses pela ADoP

A pena mínima em que incorria Carlos Queiroz era de dois anos, mas a ADoP teve em consideração atenuantes, que reduziram o castigo para apenas seis meses.

A decisão foi tomada após a audição do Conselho Nacional Antidopagem (CNAD), que se pronunciou favoravelmente por unanimidade relativamente ao processo disciplinar de Carlos Queiroz, que foi avocado à Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

O comunicado não especifica se a suspensão se inicia hoje ou se reporta a 19 de agosto, data em que o Conselho de Disciplina (CD) da FPF suspendeu Carlos Queiroz por um mês, pelos insultos contra uma brigada da ADoP, castigo do qual o treinador recorreu para o Conselho de Justiça federativo.

O CD considerou “parcialmente procedente'' e deu ''por provada” a acusação deduzida na nota de culpa contra o selecionador nacional pelos insultos proferidos a 16 de maio durante o estágio da seleção na Covilhã, de preparação para o Mundial2010.

O CD entendeu ainda condenar Carlos Queiroz a uma multa de mil euros e arquivou o processo referente à violação da lei antidopagem (27/2009, de 19 de junho), absolvendo o treinador do ilícito disciplinar por obstrução à realização dos controlos antidoping a jogadores da seleção.

Na nota, a ADoP adianta que as deliberações tomadas na reunião de hoje, bem como a respetiva fundamentação, serão comunicadas ao selecionador português, à FPF e à Agência Mundial Antidopagem.

De acordo com a legislação em vigor, o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), com sede em Lausana, na Suíça, é a única instância de recurso do selecionador português.

A suspensão da ADoP implica que Carlos Queiroz falhe os primeiros quatro jogos de Portugal no Grupo H de apuramento para o Euro2012.

Além da receção ao Chipre, a 3 de setembro, e da deslocação à Noruega, no dia 7, cuja ausência já era conhecida devido à suspensão federativa, Queiroz vai também falhar a receção à Dinamarca, de 8 de outubro, e o embate na Islândia, a 12.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?