loading

FPF lembra que calendário indica jornada ao domingo

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) está de acordo com a opinião de Pauleta, que lamentou hoje os jogos à segunda feira antes dos encontros da seleção, avançando que o calendário indica a jornada ao domingo.

“A FPF relembra que o calendário das competições nacionais foi aprovado em consenso entre a FPF e a Liga e que o calendário indica que a jornada é ao domingo”, afirmou à Agência Lusa fonte da FPF.

A FPF reagiu, assim, às críticas da Liga, que, à Lusa, rebateu as críticas de Pauleta, afirmando que a aprovação do calendário futebolístico em Portugal é uma “competência exclusiva da direção da federação” e merece o aval do selecionador.

“O calendário das competições nacionais é elaborado por proposta dos clubes profissionais, mas a aprovação uma competência exclusiva da direção da federação, depois de passar pelo seu departamento técnico”, observou uma fonte da Liga à Lusa, rebatendo as críticas de Pauleta, em declarações reproduzidas pela TSF.

O melhor marcador da história de seleção portuguesa lamentou que os jogadores do FC Porto e do Sporting tenham pouco tempo de recuperação, depois de terem jogado para a Liga segunda feira, quatro dias antes do encontro com a Dinamarca, sexta feira, no Dragão.

“As alterações (a cada jornada) já não são da competência da FPF”, frisou à Lusa a fonte da FPF, lembrando que nos principais campeonatos, como Inglaterra, Itália, Espanha, França ou Alemanha, “não houve jogos à segunda feira”.

A mesma fonte lembrou que nesses países também houve equipas que disputaram na quinta feira anterior jogos da Liga Europa e depois atuaram domingo nos seus campeonatos, aludindo, por exemplo, os casos dos internacionais lusos Tiago (Atlético de Madrid), Raul Meireles (Liverpool) ou Bruno Alves e Danny (Zenit St. Petersburgo).

“As seleções terem passado a jogar à sexta e à terça feira foi uma decisão que veio ao encontro das legítimas aspirações dos clubes, mas, face a isto, devia haver o bom senso de não marcar jogos à segunda feira”, prosseguiu, deixando claro não haver qualquer intenção de “afrontar os clubes nacionais”.

A terminar, a mesma fonte da FPF, mostrando-se concordante com as preocupações hoje expressas por Pauleta, adianta ainda que o presidente da FPF, Gilberto Madail, trouxe uma missiva do Comité Executivo da UEFA de que “é importante respeitar as seleções nacionais”.

A seleção portuguesa defronta sexta feira a congénere da Dinamarca, no Estádio do Dragão, no Porto, e terça feira a Islândia, em Reiquejavique, em jogos decisivos do grupo H de apuramento para Europeu de 2012.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?