loading

Mundiais 2018/2022: Oceânia quer nomear novo representante na FIFA

A Confederação de Futebol da Oceânia (OFC) defende que tem direito de nomear um novo representante na Comissão Executiva da FIFA, para substituir o vice-presidente Reynald Temarii, suspenso por suspeitas de corrupção.

A posição do organismo foi hoje anunciada, cinco dias antes de a Comissão Executiva da FIFA anunciar, em Zurique, quais os países organizadores dos Campeonatos do Mundo de 2018 e 2022 – a candidatura conjunta de Portugal e Espanha é uma das quatro que concorrem à edição de 2018.

Numa reunião da sua Comissão Executiva realizada em Auckland, Nova Zelândia, a OFC adotou uma resolução que tem em vista conseguir que o seu presidente em exercício, David Chung, esteja na quinta-feira em Zurique como 23.º membro da Comissão Executiva da FIFA.

“Foi pedido à FIFA que clarifique esta situação e não faremos mais qualquer comentário até a FIFA responder”, afirma a OFC em comunicado.

A FIFA tinha dito que Temarii não podia ser substituído enquanto decorresse o ser recurso contra a suspensão imposta pela Comissão de Ética, após um jornal britânico ter revelado que estaria disponível para vender o seu voto no processo de escolha das sedes dos Mundiais.

Segundo a FIFA, Temarii, de 43 anos, foi punido por ter violado três princípios do Código de Ética relacionados com a lealdade e a confidencialidade, ao falar com jornalistas que se fizeram passar por intermediários que tentavam garantir votos para uma candidatura.

A posição hoje anunciada pela OFC surge na sequência de notícias de que Temarii estaria disponível para abdicar do direito de recorrer da suspensão, abrindo assim caminho para a sua substituição na Comissão Executiva da FIFA.

Como contrapartida, a OFC prolongaria o mandato de Temarii como seu presidente, adiando as eleições no organismo previstas para 2011 de modo a que estas só se realizassem após terminar a sua suspensão por um ano decretada pela FIFA.

Por norma, a escolha dos membros da Comissão Executiva tem de ser feita num Congresso em que estão representados todos os países das seis confederações da FIFA, mas a OFC acredita que pode nomear Chung por os seus 11 países membros terem estado presentes na reunião de Auckland.

Chung passou de vice-presidente a presidente em exercício da OFC depois de Temarii ter sido suspenso pela FIFA, em 20 de outubro.

Caso seja autorizado a votar, tudo indica que apoiará a candidatura da Austrália ao Mundial de 2022, ao qual também concorrem os Estados Unidos, o Japão, a Coreia do Sul e o Qatar.

A OFC decidiu ainda que não vai pedir a substituição de Ahongalu Fusimalohi como membro da Comissão Executiva da FIFA, enquanto decorrer o recurso do membro de Tonga contra a sua suspensão por três anos, igualmente por suspeitas de corrupção no processo de escolha das sedes dos Mundiais.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?