loading

Alemanha: Clubes com 77,8 milhões de prejuízo em 2009/10

Os clubes de futebol da primeira divisão da Alemanha registaram um prejuízo de 77,8 milhões de euros em 2009/10, quando na época anterior tinham gerado um lucro de 30,9 milhões, anunciou hoje a Liga teutónica (DFL).

Alemanha: Clubes com 77,8 milhões de prejuízo em 2009/10

A DFL revelou que boa parte das perdas, num total de 72,3, foram acumuladas por três clubes: não revelou quais, mas o Schalke 04, com investimento anormalmente avultado, será um deles.

Num total de 18 clubes a disputar a Liga, apenas sete geraram lucro.

O espetro negativo do futebol germânico estende-se à segunda divisão, pois os resultados económicos igualmente negativos fazem com que o prejuízo total das duas Ligas chegue aos 103,4 milhões de euros.

A divida total das duas principais competições do futebol alemão atinge já os 644,6 milhões de euros.

“Esta não é uma evolução positiva, não são números que satisfaçam a Liga e os clubes”, disse o presidente da DFL.

Christian Seifert garante que “a Liga já tem reagido a esta evolução inquietante, ao ser mais severa nas condições de atribuição de licenças”, essenciais para os clubes competirem.

O volume de negócios atingiu em 2009/10 o recorde de 1,77 mil milhões de euros, uma evolução de 3,2 por cento em relação à temporada anterior e de 21,5 por cento em três anos.

A publicidade e os contratos de patrocínio representam 28,9 por cento das receitas dos clubes da Liga, seguidos pelos direitos de televisão (28,5) e bilheteira (21,4).

Os salários e contratações de futebolistas materializam a grande fatia das despesas, nomeadamente 40,49 por cento, com 750 milhões de euros, uma evolução de 7,8 por cento em apenas um ano.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?