loading

Duas derrotas separam dois campeões com algumas semelhanças

As duas derrotas do Benfica na última temporada são a grande diferença para o percurso praticamente imaculado do FC Porto, que garantiu, a cinco jornadas do fim, o título português de futebol de 2010/11.

Na última temporada, os “encarnados”, que empolgavam pelo seu futebol, terminaram a Liga com 76 pontos, menos oito que o FC Porto este ano.

Pela primeira vez, o FC Porto terminou um campeonato invicto, com 27 vitórias e apenas três empates, mas não conseguiu igualar o feito do Benfica em 1972/73, que só cedeu dois empates.

Na última temporada, o Benfica somou mais um empate e perdeu duas vezes, nos redutos do Sporting de Braga (2-0) e FC Porto (3-1).

As caminhadas das duas equipas em casa são iguais, com apenas um empate em 15 encontros, enquanto como visitantes os “dragões” cederam dois empates e as “águias” perderam duas vezes e empataram outras tantas.

Ao nível dos golos marcados, o FC Porto tem apenas menos cinco (73 contra 78) do que o Benfica na última temporada, mas também sofreu menos quatro (16 contra 20).

Numa época em que aplicou várias goleadas, o Benfica conseguiu um 8-1 ao Vitória de Setúbal, enquanto esta temporada o resultado mais dilatado do FC Porto foi contra o rival lisboeta, por 5-0.

As duas equipas têm os melhores marcadores de cada uma das temporadas, com o paraguaio Óscar Cardozo a ser o melhor marcador em 2009/10, com 26 golos, dos quais seis de grande penalidade.

Já esta temporada, o brasileiro Hulk foi o melhor marcador da Liga, com 23 tentos, dos quais oito foram apontados da marca dos 11 metros, sendo seguido pelo companheiro de equipa Falcao, que, com 16, repetiu o segundo lugar do ano passado.

Dez jogadores contribuíram para os golos apontados pelo FC Porto esta temporada, enquanto em 2009/10 foram 14 os jogadores do Benfica que marcaram.

Em cada uma das épocas, o Benfica e o FC Porto utilizaram 26 jogadores, com os “encarnados” a fazerem alinhar oito portugueses em 2009/10, menos um que o FC Porto esta temporada.

Também ao nível da disciplina os dois clubes apresentam números semelhantes, com o FC Porto a ver 77 amarelos, mais três que o Benfica, sendo que ambas as equipas viram três jogadores serem expulsos.

Curiosamente, e de acordo com os dados da Liga de clubes, as duas equipas foram campeãs com um plantel com uma média de idades de 23 anos, as mais baixas da competição.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?