loading

FC Porto é o 31.ª campeão invicto nos principais campeonatos

A vitória frente ao Marítimo consagrou o FC Porto como o segundo campeão invicto da história do futebol português e proporcionou aos portistas a entrada num restrito lote de equipas europeias que atingiram esse feito nas respetivas Ligas.

O triunfo por 2-0 na Madeira, a contar para a 30.ª e última jornada da Liga portuguesa, culminou na melhor época de sempre dos “dragões”, que contabilizaram 27 vitórias e três empates.

O registo sem derrotas não só possibilitou que os novos campeões nacionais igualassem o rival Benfica (em 1972/73) como únicos vencedores invictos da competição, como os tornou, igualmente, na 31.ª equipa entre os principais campeonatos europeus a atingir a marca histórica.

Num grupo do qual fazem parte equipas como Ajax, AC Milan, Arsenal, Benfica, Real Madrid ou Steaua de Bucareste, os “dragões” conseguem superar outros “poderosos” do futebol europeu, como, por exemplo, Manchester United, FC Barcelona ou Bayern Munique, que nunca foram campeãs sem desaires.

Numa análise à história das 20 Ligas europeias mais importantes na primeira década do século XXI (2001-2010), de acordo com a Federação de História e Estatística do Futebol (IFFHS), contam-se 31 campeões invictos espalhados por 17 Ligas, sendo que apenas Alemanha, França e Rússia nunca tiveram um campeão sem derrotas.

O alemão Bayern de Munique (1986/87), o francês Nantes (1994/95) e o russo Spartak de Moscovo (1994) estiveram próximos de inscrever o seu nome nesta galeria e proporcionar o pleno das 20 Ligas, mas Bayer Leverkusen, Estrasburgo e Alania, respetivamente, impediram que o trio alcançasse a invencibilidade.

Se o FC Porto é a última equipa a figurar neste “passeio da fama”, a primeira emergiu ainda no século 19, quando o Preston North End, durante a temporada 1888/89, venceu a primeira edição da Liga Inglesa com 18 vitórias e quatro empates, nos 22 jogos disputados.

Deste grupo de campeões invictos, apenas sete conseguiram atingir o feito por mais de uma vez: Union Saint-Gilloise (Bélgica), Dínamo Kiev (Ucrânia), Sparta de Praga (Checoslováquia/República Checa), Steaua de Bucareste (Roménia), Rapid Viena (Áustria), CSKA Sófia (Bulgária) e Maccabi Telavive (Israel).

No entanto, se a proeza dos portistas já é digna de registo entre as 20 principais Ligas, maior se torna se apenas se limitar a contabilidade ao novo século, onde o FC Porto sobressai como o sexto clube a consegui-lo.

Desde 2001, apenas cinco equipas tinham conseguido acabar os respetivos campeonatos de forma invicta: Shakhtar Donetsk (2001/02), Arsenal (2003/04), Dínamo Kiev (2006/07), CSKA Sófia (2007/08) e Sparta de Praga (2009/10).

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?