loading

Liga Europa: Sp. Braga ficou a um triunfo do «conto de fadas»

O Sporting de Braga ficou a uma vitória do “conto de fadas”, ao perder hoje a final da Liga Europa em futebol face ao FC Porto (0-1), após um sensacional percurso, o melhor da sua história.

Liga Europa: Sp. Braga ficou a um triunfo do «conto de fadas»

Depois de não terem chegado sequer a uns quartos de final em 12 participações na UEFA, os “arsenalistas” foram os “tomba gigantes” desta edição das provas europeias, uma época depois de terem sido vicecampeões lusos.

O Benfica, em 2009/2010, e o FC Porto, em 2010/2011, impediram o Sporting de Braga de arrebatar troféus, mas não evitaram que o clube “arsenalista” fizesse história nas duas temporadas.

Esta época, entre Liga dos Campeões e Liga Europa, os “Guerreiros do Minho” deixaram pelo caminho três campeões da Europa (Liverpool, Benfica e Celtic) e dois vencedores de outras provas europeias (Sevilha e Dínamo de Kiev).

No total, os “arsenalistas” cumpriram um novo máximo nacional de 19 jogos, nos quais conseguiram nove vitórias, as mais emblemáticas em Sevilha (4-3) e na receção a Arsenal (2-0), Liverpool (1-0), Benfica (1-0) e Celtic (3-0).

O “onze” de Domingos Paciência conseguiu todos estes feitos apesar de, pelo meio, ter sido “obrigado” a vender alguns dos melhores jogadores.

O avançado Matheus, ainda o melhor marcador da equipa (seis golos), o central Moisés, o médio Luis Aguiar e o guarda-redes Felipe saíram na reabertura do mercado.

Face ao segundo lugar na Liga portuguesa da época passada, o Sporting de Braga ficou obrigado a passar duas eliminatórias para conseguir uma histórica primeira presença na Liga dos Campeões.

O primeiro obstáculo foi o Celtic, numa pré-eliminatória que ficou praticamente definida na “pedreira” (3-0) e nunca esteve em causa na Escócia (1-2).

A fase de grupos estava ainda à distância de superar o “tubarão” Sevilha, mas o sonho foi concretizado: 1-0 em casa e 4-3 na Andaluzia, onde Lima logrou um “hat-trick”, após Matheus repetir o tento de Braga.

Os “arsenalistas” estavam pela primeira vez na elite, mas o início foi um pesadelo: 0-6 no reduto do Arsenal e 0-3 na receção ao Shakhtar Donetsk.

O 0-9 era pesado, mas a resposta foram três triunfos consecutivos, dois face ao Partizan e um com o Arsenal (2-0, com um “bis” de Matheus).

O objetivo “oitavos” não foi conseguido (0-2 na Ucrânia), mas o Sporting de Braga já tinha garantido a Liga Europa, prova em que se estreou com uma derrota (0-1), face ao Lech Poznan, retificada em casa (2-0).

Seguiu-se a “missão impossível” de ultrapassar o Liverpool, mas bastou um golo, de Alan, de grande penalidade, em casa, e, claro, manter inviolável a baliza de Artur Moraes no “mítico” Anfield Road.

Pela primeira vez nos “quartos”, os minhotos tiveram pela frente o Dínamo de Kiev e voltaram a fazer história, bastando desta vez dois empates, a um golo na Ucrânia e a zero em Portugal, mesmo muito tempo com 10 unidades.

A final foi conseguida após o primeiro “duelo” português de sempre na Europa, com o Sporting de Braga a derrubar o Benfica: após um desaire na Luz por 2-1, Custódio selou o 1-0 que colocou os “arsenalistas” em Dublin.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?