loading

Futebol de rua: 75 por cento tiveram mudanças positivas na vida

Cerca de 75 por cento das pessoas que participaram no projeto de futebol de rua tiveram mudanças positivas na sua vida, disse hoje a Cais, organização de apoio aos sem abrigo, que desde 2004 promove este evento.

Em declarações aos jornalistas à margem da apresentação da final nacional de futebol de rua, que decorrerá este ano em Aveiro, Luís Sousa, da direção da Cais, disse que vários participantes nos campeonatos já foram contratados por equipas de futebol portuguesas.

O exemplo mais positivo é o de Bebé, que representou Portugal no Mundial de rua de 2009 e, na última época, assinou pelo Manchester United, depois de passar pelo Estrela da Amadora (na II Divisão B), e pelo Vitória de Guimarães (primeira Liga).

''Isso é o princípio para eles conseguirem mudar um pouco de vida'', referiu Luís Sousa, acrescentando que a ''inclusão pelo desporto'' é o principal objetivo deste projeto.

O coordenador do projeto de futebol de rua, Gonçalo Santos, também diz que é notória uma mudança nos participantes, com ''um ganhar de competências pessoais e sociais a juntar àquelas que já tinham'', afirmou.

''Deparamo-nos com homens e mulheres bastante diferentes passados 21 dias, do que aqueles que chegaram até nós'', afirmou.

O mesmo responsável vincou, no entanto, que ''o potencial e capital humano estão lá'', sustentando que estas pessoas ''só precisam de uma oportunidade''.

Para Gonçalo Santos, ''as pessoas que participam neste projeto estão numa situação de fragilidade social, mas têm um imenso capital humano e imensas potencialidades que podem ser exploradas e que as podem levar a reintegrar o mercado de trabalho''.

Quanto à final nacional de futebol de rua, que terá lugar de 7 a 10 de julho, em Aveiro, no Complexo Desportivo de S. Jacinto, contará com 18 equipas de todos os distritos do País, num total de cerca de 300 pessoas.

''Cada uma destas equipas foi selecionada nos diversos campeonatos regionais que decorreram anteriormente, envolvendo mais de mil pessoas'', disse à Lusa Gonçalo Santos.

Esta final vai servir para escolher os 12 melhores jogadores que irão representar Portugal no campeonato do mundo, que terá lugar em Paris, em agosto, após um estágio que também deverá decorrer em Aveiro.

Uma das novidades será a realização, pela primeira vez, de um torneio feminino com três equipas (duas do Seixal e uma de Bragança).

As provas, nos dias 08 e 09, são abertas ao público.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?