loading

Congresso Football Talks traz «nata» dos dirigentes europeus a Cascais

A sustentabilidade financeira dos clubes e a necessidade de captação de novos públicos são dois pratos fortes do I Congresso Internacional do Futebol Profissional (Football Talks), que trará esta semana a Portugal a “nata” dos dirigentes europeus.

Congresso Football Talks traz «nata» dos dirigentes europeus a Cascais

Entre os oradores do evento, que se realiza entre quarta e sexta-feira, no Hotel Cascais Miragem, destacam-se o alemão Karl-Heinz Rummenigge, presidente executivo do Bayern Munique e presidente da Associação Europeia de Clubes, o espanhol Jose-Luis Astiazaran, presidente da Liga espanhola, e o inglês Peter Kenyon, antigo diretor-geral do Manchester United e do Chelsea.

O “toque” português será dado por Luís Figo, designado pela FIFA melhor futebolista mundial em 2001 e atual diretor de relações internacionais do Inter de Milão, a quem compete encerrar o congresso, e por Daniel Ribeiro, natural de Newark (Nova Jérsia), mas filho de pais portugueses, que lidera o projeto para a realização da final da Liga dos Campeões de 2011/12, em Munique.

Promovido pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), o painel de oradores da primeira edição do FootballTalks conta também com a presença do italiano Giorgio Marchetti, diretor de competições da UEFA, do francês Jean-Michel Aulas, presidente do Lyon, e do holandês Frank Rutten, presidente executivo da Liga holandesa.

''O Football Talks vai lançar a discussão sobre os grandes temas que interessam à indústria do futebol profissional. Será um congresso vivo, com um corpo de conteúdos de credibilidade e valor científico indiscutíveis, capazes de lançar novos caminhos e responder a dúvidas e inquietações de quem tem que tomar decisões estratégicas na indústria do futebol'', observou Fernando Gomes, presidente da LPFP, em declarações à agência Lusa.

Fernando Gomes acredita que esta iniciativa permitirá à LPFP continuar ''na linha da frente da discussão de temas que serão a chave'' para tornar a indústria do futebol em Portugal ''credível, de qualidade e capaz de competir com os melhores a nível internacional''.

O chefe de negócios do desporto da consultora Deloitte, Dan Jones, que tem como clientes a Federação inglesa (FA), Liga inglesa, o ATP Tour e vários clubes ingleses, entre os quais Manchester United e Liverpool, abre o congresso na quarta-feira (15:30), abordando o desafio da sustentabilidade financeira dos clubes, antes de Aulas e de Fernando Roig, diretor-geral do Villarreal, também se pronunciarem sobre o assunto.

Kenyon, que desempenhou as funções no Chelsea quando José Mourinho era treinador do clube inglês, vai chamar a si o debate sobre as boas práticas de governação no futebol, na manhã do dia seguinte, antes de Daniel Ribeiro falar sobre as suas experiências na organização de jogos e no aproveitamento de infraestruturas desportivas, e de o italiano Michele Ferraris se pronunciar sobre a necessidade de captação de novos públicos para a modalidade, na qualidade de diretor do projeto AC Milan Júnior.

Durante a tarde, Rummenigge, um antigo futebolista internacional que fez a transição para o dirigismo desportivo, e Marchetti vão alertar para a importância da transparência e boa governação na indústria do futebol profissional, cabendo ao norte-americano Joe Abernathy, presidente da Associação Americana de Estádios, opinar sobre a forma de potenciar as receitas dos recintos desportivos.

Na sexta-feira, o último dia do congresso vai debruçar-se sobre os modelos competitivos e a distribuição do dinheiro proveniente da venda dos direitos televisivos dos jogos, através das intervenções de Rutten e de Astiazaran, antes de Figo encerrar oficialmente o evento.

Em plena campanha para as eleições da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), marcadas para 10 de dezembro, nas quais Fernando Gomes concorre à presidência contra a lista liderada por Carlos Marta, o presidente da LPFP rejeitou a ideia de que o evento se possa transformar numa ação promocional da sua candidatura.

''Os dois eventos não estão relacionados. O Football Talks foi lançado por mim, no dia 7 de julho de 2011, mais de dois meses antes de os clubes me solicitarem que avançasse para a candidatura à Federação. O Football Talks é uma aposta forte deste mandato e estou plenamente empenhado no seu sucesso'', assinalou.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?