loading

Criadas formalmente escolas do Real Madrid em três concelhos lusos

Representantes da Fundação Realmadrid e dos municípios de Vila Real de Santo António, Vila Nova de Gaia e Funchal formalizaram hoje em Madrid a criação das três primeiras escolas do Real Madrid em Portugal.

As escolas – a que seguirão três outras a constituir nos próximos meses – inserem-se no Projeto Portugal da Fundação Realmadrid que visa promover o desenvolvimento de escolas sociodesportivas e o programa “Eles jogam, nós educamos”.

Vila Real de Santo António acolhe desde outubro a primeira das três escolas e o projeto, financiado com o apoio da autarquia local, oferece atividades de futebol e basquetebol a 135 crianças entre os seis e os 13 anos.

Desde novembro do ano passado está a funcionar a escola do Funchal, que, com o apoio do Banco Popular Portugal e a colaboração das Missões Salesianas, conta com 100 crianças.

Esta escola, de futebol e natação, inclui um importante programa social, com reforço escolar, atividades culturais e artísticas e apoio psicológico.

Em Vila Nova de Gaia, a escola, apoiada pela empresa municipal Gaianima, entra em pleno funcionamento em março, acolhendo 200 crianças entre os seis e os 11 anos.

Intervindo na cerimónia de assinatura dos protocolos de criação das escolas, hoje no Estádio Santiago Bernabéu, Emilio Butragueño, diretor de relações institucionais do Real Madrid, destacou a importância do projeto em Portugal, “país onde nasceram alguns dos maiores desportistas da história”.

Para Luís Gomes, presidente da Câmara de Vila Real de Santo Antonio, é uma “honra” que a localidade portuguesa faça parte do projeto, que demonstra a dimensão do clube madrileno e que ajuda a “levar esperança a muitas crianças” da região.

“Através da Fundação é possível trabalhar por um mundo melhor, com mais esperança, onde através do desporto podemos construir uma rede de solidariedade e de amizade com todos os jovens que sem este projeto ficariam mais marginalizados da sociedade”, disse.

Já João Vieira Pinto, responsável do projeto da escola de Vila Nova de Gaia, disse à Lusa que o projeto permite, “com uma marca tão forte como é a Fundação Realmadrid ajudar as crianças mais necessitadas”.

“Permite apoiar muitas crianças desfavorecidas, ajudando a aliviar essas dificuldades. Teremos, além do desporto, acompanhamento escolar, apoio desportivo e uma componente social importante e isso é muito importante para estas comunidades”, frisou.

O antigo futebolista garantiu que este é um projeto no qual tem “muito orgulho em participar”.

A Fundação Realmadrid está presente em 60 países com 193 escolas, apoiando cerca de 33.000 crianças com idades entre os seis e os 15.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?