loading

Moreirense: «Estar em posição e não subir, mexe connosco», Filipe Gonçalves

O médio, de 27 anos, chegou a Moreira de Cónegos no início desta época desportiva, tendo vindo a ser um dos titulares mais utilizados pelo técnico Jorge Casquilha.

Filipe Gonçalves, médio do Moreirense, atual segundo classificado da Liga de Honra em futebol, quer vencer no domingo em casa do Trofense, o seu anterior clube, segurando um dos lugares de acesso à Liga principal.

O médio, de 27 anos, chegou a Moreira de Cónegos no início desta época desportiva, tendo vindo a ser um dos titulares mais utilizados pelo técnico Jorge Casquilha.

Senhor do meio campo da equipa, que ocupa atualmente um dos lugares de acesso à Liga principal - o Moreirense segue em segundo com 35 pontos, estando a 10 do primeiro, o Estoril, e tendo como perseguidores diretos o Desportivo das Aves (34 pontos), Naval 1.º de Maio (33), Leixões e Atlético (31) -, Filipe Gonçalves já esteve entre os grandes e em várias lutas pela subida de divisão.

''A luta não me assusta. Entristece-me é a desilusão'', disse, à agência Lusa, o médio minhoto.

Filipe Gonçalves começou a carreira no Espinho, mas rapidamente conseguiu catapultar-se para a Liga principal, onde representou o Sporting de Braga durante duas épocas (de 2004 a 2006).

Na época 2006/07, o médio viveu a experiência de uma subida de divisão. Envergava, então, as cores do Leixões, por empréstimo dos bracarenses. A partir daí, voltou aos grandes palcos: Vitória de Setúbal (2007/08) e Paços de Ferreira (2008/09). E a experiência de lutas pela subida voltaram a fazer parte do seu dia, quando vestiu a camisola do Trofense durante duas épocas (de 2009 a 2011).

''Estar numa posição e não subir, mexe connosco, mas é importante não criar ansiedades e jogar jogo a jogo. É isso que o Moreirense procura fazer. Tínhamos um objetivo, a manutenção. Está feito. Agora vamos encarar cada jogo com vontade de vencer e ver o que o futuro nos reserva'', referiu o jogador, sem querer admitir a subida de divisão como uma meta: ''Se continuarmos assim e chegarmos mais ao fim num patamar que nos permita pensar em mais do que os objetivos iniciais, aí sim, falamos em luta''.

Sobre a deslocação de domingo a casa do Trofense, 11.º classificado com 25 pontos, Filipe Gonçalves considerou-a ''especial'', até porque guarda ''muito boas recordações e amizades da Trofa'', apesar da ''desilusão'' por não ter subido na última época - o Trofense ficou a um ponto de subir à Liga, tendo perdido o segundo lugar nas últimas jornadas para o Gil Vicente.

''A desilusão foi grande. Não gostava de repetir a experiência. Nesse contexto, vivi outros momentos mais felizes na carreira [Filipe Gonçalves fez parte do Leixões que voltou à Liga em 2007]. Mas, da Trofa, guardo muitos bons momentos. Passei duas boas épocas lá, tenho bons amigos e já falei com alguns esta semana. As brincadeiras entre nós e desejos de que percam por sermos agora adversários são normais'', descreveu Filipe Gonçalves.

Com experiência de primeira Liga e de lutas pela subida no currículo, o médio vimaranense conta ser um bom exemplo para os colegas mais novos: ''Digo-lhes para estarem serenos e que jogam melhor se tiverem tranquilidade dentro de campo''.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?