loading

Alexandre Mestre espera um grande momento de juventude, desporto e cultura

O secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre, espera “um grande momento de juventude, desporto e cultura” em Mafra, nos VIII Jogos Desportivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que foram hoje oficialmente apresentados.

Alexandre Mestre lembrou que “o desporto está na génese da CPLP, que deve muito do seu nascimento ao desporto”, durante a cerimónia realizada na Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, em Lisboa, que serviu também para assinar o contrato-programa no valor de um milhão de euros e apresentar o site oficial dos Jogos (www.jogosdesportivoscplp.com).

“O desporto é um suplemento diplomático. No âmbito da CPLP, os jogos são uma das formas de materializar essa diplomacia através do desporto. Vão trazer uma grande dinâmica cultural a Mafra e espero que constituam um grande momento de juventude, desporto e cultura”, observou Alexandre Mestre.

Além de acolher a VIII edição dos Jogos, Mafra será também palco de uma conferência dos responsáveis da CPLP da Juventude e do Desporto e de uma assembleia dos países representados na Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP).

Perto de 1.000 participantes de oito países (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) vão participar no evento entre 07 e 15 de julho, em sete modalidades diferentes no escalão de sub-16: andebol, atletismo para pessoas portadoras de deficiência, atletismo, basquetebol, futebol, voleibol de praia (sub-17) e ténis.

Augusto Baganha, presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e da comissão organizadora dos Jogos, assinalou que “se trata de um evento que procura representar o convívio entre os povos”, lembrando a “componente inclusiva dos Jogos, já que conta com a participação de jovens portadores de deficiência”.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?