loading

Taça Liga: Benfica tenta revalidar título frente ao estreante Gil Vicente

O Benfica procura este sábado revalidar o título na Taça da Liga de futebol, que pode limitar os danos de uma época vivida entre o céu o inferno, frente ao estreante Gil Vicente, ansioso por conquistar o seu primeiro troféu.

Taça Liga: Benfica tenta revalidar título frente ao estreante Gil Vicente

Vencedor das três últimas edições da prova, o Benfica vai defendeu o troféu numa altura em que vive o pior momento nesta temporada, menos de uma semana depois de ter sido praticamente posto “KO” na luta pelo campeonato pelo rival Sporting, ao perder por 1-0 em Alvalade.

A equipa lisboeta, que passou grande parte da época invicta, entrou numa espiral negativa desde meados de fevereiro, com seis derrotas nos últimos 13 jogos (contra cinco vitórias), que lhe custou a eliminação na Liga dos Campeões e, pior do que isso, pode ter entregado o título nacional ao FC Porto.

O “derby” com o Sporting deixou mais do que marcas psicológicas, já que o influente defesa central brasileiro Luisão – autor da grande penalidade que permitiu ao holandês van Wolfswinkel fixar o resultado - foi expulso e vai falhar a final do Estádio Cidade de Coimbra, com início às 20:45 horas.

O regresso do estratego argentino Pablo Aimar, ausente em Alvalade devido a suspensão, parece ser a única boa notícia para o treinador Jorge Jesus, que pode ficar em posição muito delicada caso falhe a revalidação do título, provavelmente o único a que pode almejar esta temporada.

A Taça da Liga foi precisamente o primeiro troféu que Jorge Jesus ergueu no comando técnico dos “encarnados”, a 21 de março de 2010, com um triunfo categórico por 3-0 sobre o FC Porto, na final disputada no Estádio Algarve.

A mais recente competição futebolística profissional de âmbito nacional parece feita à medida do Benfica: depois de o Vitória de Setúbal ter ganho a edição inaugural, em 2008, os lisboetas impuseram-se nos três anos seguintes (2009, ao Sporting, 2010, ao FC Porto, e em 2011, ao Paços de Ferreira).

Do outro lado estará uma equipa do Gil Vicente motivadíssima perante a possibilidade de fazer história e oferecer o primeiro grande troféu ao clube minhoto, que tem como principais conquistas os títulos do segundo escalão em 1998/99 e 2010/11.

O Gil Vicente deixou um sinal claro das suas intenções ao eliminar o Sporting na fase de grupos e o Sporting de Braga nas meias-finais, mas o Benfica é precisamente o único dos três “grandes” que a equipa de Barcelos não conseguiu bater esta época, tendo empatado 2-2 em casa e perdido por 3-1 no Estádio da Luz, nos dois jogos para a Liga.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?