loading

II Divisão: As expectativas dos três treinadores na luta pela promoção

Varzim, Tondela e Fátima iniciam este fim-de-semana a corrida a três pelas duas vagas de acesso à próxima edição da Liga de Honra. Fomos conhecer as expectativas dos três treinadores.

II Divisão: As expectativas dos três treinadores na luta pela promoção

O Varzim, orientado por Dito, há muito tinha garantido um lugar na decisão final, tendo terminado com 14 pontos de avanço a Zona Norte, secundado por Fafe e Desportivo de Chaves.

O treinador Vítor Paneira apenas garantiu o êxito com o Tondela na última jornada da Zona Centro, com um triunfo por 1-0 no Bessa, frente ao Boavista, deixando o Sporting de Espinho a apenas um ponto.

Por seu turno, o Fátima de Ricardo Moura, também teve de esperar pela derradeira ronda da Zona Sul, embora tenha terminado com quatro pontos de avanço sobre o Mafra, que empatou na ronda decisiva.

Varzim: Dito quer equipa com as mesmas virtudes

O treinador Dito espera que o Varzim regresse à Liga de Honra de futebol à custa das virtudes que o fizeram ganhar com 14 pontos de vantagem a Zona Norte da II divisão.

“Somos uma equipa muito consistente em termos defensivos, com boa organização coletiva. Sofrer 12 golos em 30 jogos não é fácil. Em todos os campeonatos somos quem tem menos golos sofridos”, destacou.

Em entrevista à agência Lusa, o técnico admite que tem “jogadores individualmente importantes”, mas garante que a sua equipa vale “pelo coletivo”: “Mostrámos isso ao longo do campeonato, agora a ideia é repetir”.

Dito desvaloriza a vantagem do prematuro acesso ao ‘play-off’ – acha mais importante terminar o apuramento com os dois jogos em casa, com Tondela e Fátima -, lembrando que “no passado houve clubes que fizeram um campeonato brilhante e depois não conseguiram o acesso à Liga de Honra”.

Um dos maiores desafios para Dito será manter o moral dos seus pupilos em alta, face ao “muito tempo” que passou desde que a equipa assegurou um lugar no “play-off”.

“Vamos ter de esperar ainda mais uma semana. Temos de gerir bem, até em termos físicos, para nos apresentarmos fortes no início do ‘play-off’. Estamos confiantes de que o rendimento seja bom”, vincou.

A equipa só se estreia a 19 de maio, em Fátima, mas a ansiedade não será um problema: “A equipa está consciente do que representa o acesso à Liga de Honra. E, depois do trabalho duríssimo ao longo destes 30 jogos...”, vincou, recordando que esse foi o objetivo assumido “desde o início da época”.

Ainda assim, o treinador considera “criminosa” a ideia de ter de disputar um ‘play-off’, depois de ter vencido a Zona Norte, defendendo que este não é o melhor sistema.

“Apura-se quem estiver mais equilibrado em termos emocionais, pois são jogos decisivos, quatro desafios de grande tensão. A equipa e jogadores mais equilibrados em termos mentais terá sucesso”, sentenciou o ex-central de Benfica, FC Porto e Sporting de Braga.

Tondela «determinado a fazer história», com subida inédita

O treinador Vítor Paneira confia que o Tondela, vencedor da Zona Centro da II divisão, vai subir à Liga de Honra de futebol, até porque os seus pupilos “estão determinados a fazer história”.

“O Tondela nunca disputou as competições profissionais. Há muito tempo que o deseja. Todos queremos ficar para a história como aqueles que o conseguiram”, disse.

Em entrevista à agência Lusa, Vítor Paneira transpira otimismo: “Sabemos que vamos defrontar dois adversários valorosos, mas fizemos um excelente campeonato e estamos prontos e confiantes para o sucesso”.

“Curiosamente, Varzim e Fátima foram as equipas que desceram a época passada. São experientes e isso ajudou-os a ganhar agora as suas séries. Nós também temos futebolistas com muito traquejo no futebol. Vai ser um ‘play-off’ renhido, mas acredito que vamos ser bem sucedidos”, vincou.

Vítor Paneira, antigo futebolista de Benfica e Vitória de Guimarães, garante que os seus pupilos estão “mais do que motivados” e que vão encarar o desafio da subida “com a máxima concentração e todo o empenho, imprescindíveis ao sucesso”.

A ansiedade “existe”, mas, afiança, “no bom sentido, capitalizada para que todos deem o melhor de si”: “Existe um grande entusiasmo na região em torno do Tondela. Queremos dar essa alegria às pessoas que tanto nos têm apoiado”, acrescentou.

O técnico critica, porém, o modelo de competição da II divisão, desaprovando o facto de os vencedores de cada uma das três séries não subirem: “É algo sem lógica ou sentido”.

“Ainda assim, sabemos as regras desde o início e estamos preparados para jogar mediante as mesmas. Não é justo que uma equipa tenha de batalhar 30 jornadas para ser primeira da sua série e depois, em vez de ser premiada, seja ainda sujeita a mais quatro jogos decisivos. De qualquer forma, estamos preparados”, prometeu.

Fátima: Ricardo Moura diz que «união do grupo» levará equipa à Honra

“O Fátima tem um grupo muito unido, muito coeso. Há uma grande solidariedade entre todos. Esse aspeto ressaltou na parte final da época, em relação aos outros”, explicou o técnico vencedor da Zona Sula da II divisão.

Em entrevista à agência Lusa, Ricardo Moura elogiou a “equipa organizada, com misto de experiência e juventude” que dirige, convicto de que esta “está preparada para a pressão, se conseguir ter a atitude correta, de forma a vencer os jogos”.

O técnico garante que o Fátima está “preparado” para os “quatro jogos” e mostrou-se convicto de que vai “conseguir o objetivo”, apesar de ser extremamente crítico pela obrigatoriedade de ter de disputar um ‘play-off’.

“É inadmissível que uma equipa que fica em primeiro, que ganhe a sua série, tenha de disputar um ‘play-off’ para subir. Em mais nenhuma divisão isso acontece. Só na segunda e não sei bem porquê. Numa altura que se faz alargamento com equipas que não fizeram nada para entrar na Liga de Honra (equipas “B”), como é possível uma equipa campeã da sua serie não conseguir”, questiona.

Ainda assim, Ricardo Moura revela-se “confiante” e assume que “as expetativas são as melhores”, embora admita que “não vai ser fácil, contra duas equipas muito fortes”.

“Fizemos uma parte final do campeonato muito boa. Temos condições para ficar nos dois primeiros e subir”, sublinha.

Os rivais estão já bem “estudados”: “Temos conhecimento dos jogadores, da forma como jogam. O Varzim desceu connosco o ano passado, tem equipa muito competitiva. O Tondela tem apostado há muitos anos para chegar à Liga de Honra e sabemos que é um clube que está forte e também tem uma equipa muito interessante”.

“Sabemos que temos tarefa difícil, mas acreditamos que vamos conseguir. Já que aqui estamos, mesmo sabendo das dificuldades, estamos muito otimistas para conseguirmos ficar no primeiro ou segundo lugar”, concluiu.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?