loading

Euro 2012: O campeonato europeu de todas as incógnitas

Nunca como neste Campeonato da Europa houve tanta incerteza em relação ao seu vencedor. Poucos são os favoritos e muitas as incertezas. O mês de Junho irá dissipar as dúvidas.

Euro 2012: O campeonato europeu de todas as incógnitas

Está à porta mais um Campeonato da Europa de futebol, desta feita realizado em parceria pela Ucrânia e Polónia. No próximo mês serão muitas as seleções que irão lutar pela taça Henri Delaunay. Analisando os dezasseis participantes são muitas as dúvidas que nos invadem e somente duas ou três seleções se colocam como inequívocas favoritas à conquista do título europeu.

É sempre complicado entrar em futurologias, mas analisando as diferentes seleções presentes na fase final, podemos classificá-las em três grupos. O primeiro grupo, o das grandes favoritas. Aqui são poucas as escolhas. Somente duas selecções, talvez três, podem ser consideradas as grandes favoritas. A Espanha, que é a detentora do troféu. Embora, neste momento, não pareça ter a mesma força de outros tempos. Na minha opinião, a seleção espanhola vai muito remendada a este europeu. Com a ausência de Puyol e Villa e o défice físico de Xavi, Del Bosque terá de ter arte e engenho para manter a qualidade do jogo de ‘nuestros hermanos’.

A outra grande candidata é a, sempre inevitável, Alemanha. Com alguns jogadores como Neuer, Badstuber, Hummels, Özil, Kroos, Mueller e Gomez (só para citar alguns), esta seleção é a grande favorita à conquista do europeu de futebol. O outro grupo que poderá acalentar a conquista do título é a Holanda, também ela recheada de craques como Robben, Van Persie, Huntellar ou Kuyt.

O segundo grupo é o das incógnitas e é mais vasto do que o primeiro. Itália, França, Inglaterra e Portugal. Todas estas selecções são capazes de vencer o europeu, mas não podem ser encaradas como grandes favoritas. Itália e França encontram-se num processo de renovação geracional, o que pode pesar na hora de assumir, de forma mais vincada, uma candidatura ao título europeu. A Inglaterra, por sua vez, é uma verdadeira incerteza sem Fabio Capello. Roy Hodgson assumiu muito recentemente o controlo da equipa e ninguém sabe muito bem em que jogadores o selecionador britânico irá apostar.

O terceiro e último grupo é composto por selecções que muito dificilmente poderão ter aspirações à conquista do Europeu. No entanto, tal como a Grécia nos provou no Euro-2004, tudo é possível. Tratam-se de equipas que, apesar de não serem favoritas, podem fazer perder pontos às selecções mais cotadas. Cabem neste grupo a Dinamarca, a Grécia, a República Checa, a República da Irlanda, a Suécia, a Rússia e a Croácia.

At last but not least, o caso que mais nos interessa: Portugal. A nossa seleção encaixa-se no segundo grupo, o das incógnitas. É recorrente dizer-se que o primeiro jogo é fundamental, mas neste europeu tal afirmação é por demais verdadeira. O sucesso de Portugal, num grupo tão difícil, passa por um bom resultado com a Alemanha. Entrar bem é fundamental e o resto será decidido pela qualidade e vontade dos nossos jogadores. O sonho comanda a vida, por isso resta-nos dizer, Força Portugal!

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?