loading

Bayern München na inauguração de novo estádio de Porto Alegre

O novo estádio do Grémio de Porto Alegre, desenhado por arquitetos portugueses, vai ser inaugurado a 08 de dezembro, com um jogo particular de futebol entre a formação brasileira e os alemães do Bayern de Munique.

A Arena Grémio, cujo conceito multifuncional está a cargo da empresa Plarq Arquitetura, será, pelo menos, um dos campos de treino para as equipas que irão jogar no Mundial2014 no Brasil, mas projetistas e clube esperam ''receber mesmo jogos oficiais da competição'', como explicou à agência Lusa António Monteiro, um dos responsáveis da empresa e do projeto do novo estádio.

Localizado a cerca de dois quilómetros do aeroporto internacional de Porto Alegre, o novo estádio, pensado em 2008 e começado a construir em setembro de 2010, terá uma capacidade para 62.000 espetadores e está integrado num conceito mais vasto que apenas o futebol.

''É um estádio implantado numa zona ideal para criar um centro multifuncional urbano e está a ser planeado um centro de congressos, hotéis, espaços comerciais, habitação e estacionamento num conceito, por exemplo, idêntico ao que foi implementado no estádio de Coimbra'', explicou António Monteiro, detalhando as formas de potenciar a infraestrutura.

O novo complexo cumpre as exigências da FIFA, vai substituir o atual Estádio Olímpico Monumental e será principalmente palco de jogos de futebol, mas pode ser utilizado noutros eventos como concertos musicais, tal como acontece nos novos complexos desportivos construídos em Portugal.

Além do campo propriamente dito, o novo estádio terá cerca de 2.000 lugares de estacionamento e vai albergar o museu e a loja do clube, restaurantes e auditório.

As equipas que vão jogar no complexo terão à sua disposição quatro balneários com 440 metros quadrados que incluem áreas de aquecimento, hidromassagem e hidroterapia.

A zona de imprensa, com 142 lugares, além de salas de trabalho inclui a sala de conferências de imprensa, salas de comentadores, zonas mistas para entrevistas.

Pensado para vários tipos de público, o novo estádio terá também 106 lugares para pessoas com mobilidade reduzida, 100 para pessoas que se deslocam em cadeiras de rodas e 64 lugares para obesos.

Além do público nas bancadas, estão ainda disponíveis mais 2.728 lugares em 134 camarotes.

A Plarq Arquitetura tem atualmente escritórios em Coimbra, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre e está ligada a diversos projetos nas áreas de serviços, indústria, saúde, educação, turismo e lazer, desporto e planeamento urbano.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?