loading

PSP admite «alguns disparos de shotgun», após Sp. Braga-FC Porto

A PSP admitiu hoje que a polícia efetuou “alguns disparos de shotgun” no final do jogo de futebol de sexta-feira entre o Sporting Braga e o FC Porto, depois de “apedrejada” por um grupo de adeptos bracarenses.

PSP admite «alguns disparos de shotgun», após Sp. Braga-FC Porto

“No final do jogo, juntou-se um grupo enorme de adeptos do Braga, bastante agressivos, que apedrejaram um autocarro de adeptos do FC Porto e a própria polícia, que entretanto interveio para repor a ordem. A polícia foi obrigada a efetuar alguns disparos de shotgun”, disse hoje à Lusa o responsável pelas Relações Públicas da PSP de Braga.

Daniel Mendes sublinhou que a atuação da polícia foi a “estritamente necessária” para travar a violência e assegurar a normalidade e a ordem pública.

Recorde-se que, antes do jogo, um adepto do Sporting de Braga foi atropelado mortalmente, em circunstâncias ainda não concretamente apuradas.

Segundo a Associação de Moradores do Bairro das Andorinhas, aquele adepto, de 39 anos, seguiria a pé, sozinho, para o estádio, quando “foi abordado por adeptos, afetos ao FC Porto, da claque Super Dragões”.

Em comunicado, aquela associação acrescenta que o adepto foi atropelado “ao fugir” dos portistas.

A mesma associação diz ainda que, na sequência daquela morte, “no final do jogo, um grupo de adeptos do Braga entrou em violentos confrontos com a PSP”.

Acusa a polícia de ter “varrido à bastonada cidadãos indefesos” e de ter disparado “centenas de tiros”, sendo que um dos quais “atingiu gravemente” um jovem 16 anos, “que se encontrava no 4.º andar na sua habitação”.

“Ainda na sequência deste ato policial, vários moradores, que nada tinham a ver com esta situação, foram barbaramente agredidos pela PSP, e alguns tiverem mesmo que receber assistência hospitalar”, acrescenta.

Segundo Daniel Mendes, na sequência destes confrontos no final do jogo foi detido um homem, por coação e resistência sobre os agentes da autoridade.

Antes do jogo, tinham sido detidas mais cinco pessoas, quatro das quais por participação em rixa e uma por posse de artefacto pirotécnico.

Os seis foram notificados para se apresentarem segunda-feira em tribunal.

Em relação às circunstâncias da morte do adepto do clube bracarense, Daniel Mendes apenas disse que se o atropelamento se registou logo a seguir ao apedrejamento de um autocarro que estava a chegar ao estádio com adeptos portistas.

“Um grupo de adeptos do Braga apedrejou o autocarro do FC Porto e o atropelamento mortal registou-se logo a seguir. Não se sabe ainda se a vítima fazia parte daquele grupo”, referiu.

Programa da jornada

Sexta-feira, 30 de Novembro de 2012
Sp. Braga - FC Porto, 2 - 1

Sábado, 1 de Dezembro de 2012
Académica - Tourizense, 3 - 0

Domingo, 2 de Dezembro de 2012
Lourinhanense - Paços Ferreira, 0 - 6
Arouca - Beira-Mar, 2 - 1
Gil Vicente - Oliveirense, 1 - 0
Belenenses - Fabril Barreiro, 4 - 0
Marítimo - V. Guimarães, 4 - 5 g.p

Quarta-feira, 2 de Janeiro de 2013
Benfica - Desp. Aves, 6 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?