loading

Râguebi: Portugal fecha torneio de «sevens» do Japão com mais duas derrotas

A seleção portuguesa de râguebi fechou hoje a sua participação na etapa japonesa do circuito mundial de ''sevens'' com mais duas derrotas e o último lugar, deixando sob ameaça o estatuto de equipa residente.

Râguebi: Portugal fecha torneio de «sevens» do Japão com mais duas derrotas

Após as três derrotas na véspera e o último lugar no grupo A, Portugal foi relegado para a Taça Bowl, destinada a apurar a classificação dos oito últimos entre os 16 participantes, mas o embate com a Inglaterra saldou-se por uma pesada derrota (40-0).

A equipa lusa ficou então destinada a uma das últimas quatro posições (Taça Shield) e coube-lhe defrontar a seleção anfitriã, acabando também por perder, por 19-15.

Portugal começou melhor, com ensaios de Adérito Esteves e Gonçalo Esteves, mas Pedro Leal falhou as duas conversões e o Japão aproximou-se antes do intervalo, que chegou com vantagem lusa (10-7).

Na segunda parte, Pedro Leal redimiu-se com um ensaio, mas voltou a falhar a conversão e esse fator acabou por ser decisivo, já que os nipónicos fizeram mais dois ensaios e converteram um, terminando com dois pontos de avanço.

Portugal, cujo desempenho tem oscilado entre presenças na Cup (3), como aconteceu em Hong Kong, e as últimas posições (4), somou apenas um ponto na classificação do circuito mundial e caiu para 14.º, com 36, menos 12 do que Estados Unidos e Escócia, que ganharam vantagem na luta pelo 12.º lugar, o último que assegura diretamente o estatuto de residente na próxima época.

Com duas etapas pela frente - Escócia e Inglaterra - a seleção portuguesa arrisca-se a ter de disputar um torneio de qualificação na derradeira prova do circuito, em maio, para conservar o lugar.

O circuito é liderado pela Nova Zelândia, mas agora com uma margem ligeiramente inferior face à África do Sul, que derrotou os ''All Blacks'' na final da Cup, por 24-19, e passou a somar 100 pontos contra os 132 dos comandantes.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?