loading

FC Porto e a Taça da Liga: «Quando não há pão, até migalhas vão!»

Todos têm o direito de errar. Mas, quando erram, é bonito admitir que o fizeram. E Pinto da Costa ainda não admitiu a sua postura incorreta em relação à Taça da Liga. Desde cedo, o presidente azul e branco mostrou alguma sobranceria para com a competição criada em 2007-2008, mas, esta época, Vítor Pereira e os seus pupilos parecem com ganas de a conquistar. Postura incoerente? Com certeza!

FC Porto e a Taça da Liga: «Quando não há pão, até migalhas vão!»

Até ao momento, apenas dois clubes possuem a Taça da Liga no seu currículo: Vitória de Setúbal (2007-2008) e Benfica (desde 2008-2009, quatro vezes consecutivas). Esta temporada, devido à eliminação precoce na Taça de Portugal, a Taça da Liga tornou-se, subitamente, uma das prioridades do FC Porto. Em condições normais, não haveria mal nenhum nisso (as grandes equipas querem ganhar tudo), desde que não existissem certas declarações de Pinto da Costa.

«Não me importo de perder todos os jogos na Taça da Liga», referiu o presidente dos Dragões, em 2011, voltando à carga em março de 2012. «[A Taça da Liga] não é uma prova secundária, mas os clubes até aproveitam para rodar jogadores menos utilizados. É isso que provavelmente vamos fazer», comentou Pinto da Costa, antes da derrota com o Benfica (3-2), no Estádio da Luz, que eliminou o FC Porto na edição 2011-2012 da competição.

Até aqui tudo bem. Apesar de considerar que uma equipa grande deva apontar (sempre!) à conquista de todas as provas em que se vê envolvida, é opção do FC Porto desvalorizar, ou não, a Taça da Liga. No entanto, isso não aconteceu esta época. Ao mexer na equipa frente ao Sp. Braga, nos oitavos-de-final da Taça de Portugal, Vítor Pereira pagou caro e foi eliminado precocemente da competição (2-1). O objetivo era poupar para não perder no Parque dos Príncipes e assegurar o primeiro lugar do grupo A da Champions League, frente ao Paris Saint-Germain. Mas isso também não aconteceu (2-1, para os franceses).

Tendo em conta o discurso do FC Porto, esperava-se a continuação de uma postura de rodagem na Taça da Liga, mas não foi isso que se verificou. Nem nos últimos jogos da fase de grupos, nem nas meias-finais, diante do Rio Ave (4-0). E, ontem, Vítor Pereira e Lucho Gonzalez provaram que, de facto, a Taça da Liga interessa.

O treinador dos azuis e brancos referiu o seguinte: «Da minha equipa espero um comportamento de quem quer ganhar um troféu e de quem quer acrescentar mais um troféu ao clube». O médio argentino alinhou no mesmo diapasão: «Motiva o facto de ser uma final. Neste clube sabemos que temos objetivos traçados e amanhã temos a possibilidade de desfrutar de uma final. Sabemos que é uma competição importante para nós e queremos ganhá-la», apontou, em conferência de imprensa.

Agora é vencê-la. E, se o campeonato falhar, este será o único troféu do FC Porto na época 2012-2013, a par da Supertaça de Portugal. Se ganhar, o FC Porto não se livrará de ouvir que ‘foi desta que levou a taça da cerveja’; se perder, não evitará as bocas de que ‘nem a taça da cerveja ganham’. O culpado é só um: Jorge Nuno Pinto da Costa.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Futebol365 365
16-04-2024 · 09:12

FC Porto: Um domingo qualquer

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?