loading

Sporting de Braga conquista Taça da Liga ao vencer FC Porto

O Sporting de Braga conquistou hoje pela primeira vez a Taça da Liga de futebol, ao vencer o FC Porto por 1-0, com um golo do “capitão” Alan, na final da competição, disputada no Estádio Cidade de Coimbra.

Sporting de Braga conquista Taça da Liga ao vencer FC Porto

Depois de ter afastado o FC Porto da Taça de Portugal, e de ter perdido por duas vezes com os ''dragões'' para a Liga, por 2-0 e 3-1, o Sporting de Braga impôs-se à formação dos ''dragões'', que foi uma sombra pálida no palco da final.

O Sporting de Braga, que sucede ao Benfica na posse do troféu, marcou no período de descontos da primeira parte e beneficiou durante 45 minutos de o facto de o FC Porto ter ficado reduzido a 10 unidades por expulsão de Abdoulaye no lance da grande penalidade.

Os treinadores de ambas as equipas operaram algumas alterações em relação ao jogo de segunda-feira para a 25.ª jornada da I Liga, no Dragão, tendo entrado Fabiano, Mangala e Abdoulaye no ''onze'' do FC Porto e Ruben Micael e Carlão no do Sporting de Braga.

Após um início de jogo em que o Sporting de Braga teve mais posse de bola, sem contudo criar perigo, e em que o FC Porto criou uma situação de apuro para a baliza de Quim através de uma bola cruzada por Jackson Martinez para James Rodriguez, aos 11 minutos, as equipas mantiveram-se afastadas das balizas.

Com o encontro a ser disputado em toada morna dentro das quatro linhas, foi na bancada afeta aos adeptos do Sporting de Braga que os ânimos ''aqueceram'' nos minutos iniciais, com algumas escaramuças a obrigarem à intervenção das forças policiais.

Com a partida a arrastar-se para o intervalo, foi a formação do FC Porto a que demonstrou maior inconformismo com o resultado e procurou visar a baliza de Quim por Lucho Gonzalez, aos 37 minutos, e Jackson, aos 41, a passe de Defour, e aos 44, a centro de Danilo.

Já no período de descontos da primeira parte, o Sporting de Braga logrou chegar à vantagem com um golo de Alan (1-0), na conversão de uma grande penalidade a castigar derrube de Abdoulaye a Mossoró, que levou ainda à expulsão do portista.

O FC Porto entrou na segunda parte em desvantagem no marcador e no relvado, devido à expulsão de Abdoulaye, que levou o treinador Vítor Pereira a render Lucho Gonzalez por Otamendi, e com 45 minutos para voltar à luta pelo troféu.

A toada do encontro manteve-se morna na segunda parte, com erros sucessivos e passes transviados, tendo pertencido ao Sporting de Braga o primeiro esboço de uma situação de perigo, através de um remate acrobático de Paulão, aos 54 minutos, a passe de Mossoró.

James, aos 58 minutos, deu um safanão no jogo dos ''dragões'' e cabeceou em posição frontal à baliza do Sporting de Braga proporcionando uma defesa atenta ao guarda-redes Quim.

Aos 60 minutos, Vítor Pereira substituiu o belga Defour pelo brasileiro Kelvin, que foi o homem do jogo na última segunda-feira frente aos ''arsenalistas'', ao apontar aos 83 e 86 minutos os dois golos que deram a vitória ao FC Porto, por 3-1.

A formação ''arsenalista'' dispôs, de seguida, de várias oportunidades para ''matar o jogo'', surgindo quase sempre em vantagem em rápidos lances de contra-ataque, que pecaram na finalização.

Aos 68 minutos, esteve à vista o segundo golo do Sporting de Braga, através de uma boa jogada de Alan, desviando-se ao guarda-redes Fabiano, que lhe saiu ao encontro a fazer a ''mancha'', e na emenda do remate do brasileiro Ruben Micael acertou na base do poste.

Quase na resposta, aos 69 minutos, o FC Porto sacudiu a pressão junto à sua área e demonstrou que ainda estava em jogo, por intermédio de Jackson Martinez, que inventou um espaço, armou o pé e rematou forte mas ao lado da baliza de Quim.

Com o jogo a caminhar a passos largos para o seu termo, pertenceram ainda ao Sporting de Braga as melhores ocasiões para chegar ao golo e aumentar a vantagem, primeiro por Hugo Viana, aos 86 minutos, e depois por José Luís, aos 90.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?