loading

Champions League: Preparem-se para o ataque alemão a Londres

A 15 de setembro de 1940, as tropas de Hitler prepararam um ataque aéreo sobre a cidade de Londres que se pretendia demolidor. Na altura, cerca de 1000 aviões alemães sobrevoaram as redondezas da capital inglesa e existiram estragos. No entanto, a determinação dos homens de Winston Churchill travou a superioridade germânica. Hoje, no Estádio de Wembley, as coisas serão um pouco diferentes.

Champions League: Preparem-se para o ataque alemão a Londres

Primeiro, porque estamos a falar de futebol. Depois, porque ninguém está em clima de guerra. Só que, desta feita, a Alemanha tomou mesmo a Europa e Londres por completo. Concretizou-se no futebol, o plano que Adolf Hitler pretendia em termos geopolíticos na década de 1940. Bayern Munique e Borussia de Dortmund, as maiores potências da Bundesliga, um deles, será o próximo campeão Europeu. Em Londres. A vida dá muitas voltas.

Comparações e ressalvas históricas à parte há que analisar os argumentos de cada uma das equipas alemãs, quando faltam apenas algumas horas para a partida que todos aguardam. Comecemos pelo Bayern Munique, o favorito: tanto para as casas de apostas, como para grande parte dos comentadores e analistas desportivos.

A equipa de Jupp Heynckes justifica inteiramente a vantagem que lhe é dada. Terminou a Bundesliga com uma pontuação recorde de 91 pontos, mais 25 pontos do que o segundo classificado e bicampeão... Borussia de Dortmund. Estará presente em três finais da Champions League nos últimos quatro anos e apresenta um conjunto altamente rotinado, que parece absolutamente imbatível.

Já depois de ter realizado a conferência de imprensa de despedida, Jupp Heynckes confessou que nunca esperou um Bayern Munique tão consistente esta temporada. Por um simples facto: as equipas que marcam muito, também costumam sofrer mais. Só que isso não aconteceu. A verdade é que jogadores como Arjen Robben, Franck Ribéry, Mario Gomez, Mandzukic, Thomas Muller e Xherdan Shaqiri aprenderam a defender, atacar em simultâneo e com a mesma fiabilidade.

Na Bundesliga, a equipa da Baviera foi o melhor ataque (98 tentos marcados) e a melhor defesa (18 golos sofridos). Melhor ataque (15 golos) e segunda melhor defesa (sete golos) no grupo F da prova milionária. Nas fases a eliminar, apenas três golos sofridos, contra 14 marcados, sendo que os adversários se chamaram Arsenal, Juventus e Barcelona.

No Borussia de Dortmund, assistimos a um futebol de requinte. A turma que dominou o futebol alemão nos últimos dois anos não tem as mesmas soluções do adversário Bayern Munique, mas possui o que precisa para tentar surpreender numa final. É superiormente orientada por Jurgen Klopp, um génio que provou que é mesmo possível comprar barato e vender a peso de ouro. Provou que só ele sabe espremer Nuri Sahin e continua a lançar nomes na alta-roda: Sven Bender e Ilkay Gundogan são exemplos disso mesmo.

Em termos de indisponibilidades, Mario Gotze, que se transferirá para o Bayern Munique no próximo verão, será baixa de vulto no Borussia de Dortmund. Em dúvida, Mats Hummels. O defesa-central alemão tentará recuperar de uma lesão no tornozelo, para fazer companhia a Neven Subotic, companheiro num dos eixos defensivos mais consistentes da Europa.

Depois, a favor do Borussia de Dortmund, esta lógica dos diabos, que gostaria de partilhar convosco, mas que já foi anunciada pelo Futebol 365 durante a semana. Só funciona para quem acredita!

1996-97: Vencedor da Bundesliga: Bayern Munique; Vencedor da Série A: Juventus; Vencedor da Liga Zon Sagres: FC Porto; Vencedor da Premier League: Man Utd; Vencedor da Liga Turca: Galatasaray; Vencedor da Taça da Alemanha: Estugarda; Vencedor da Taça da Alemanha: Estugarda; Dortmund bicampeão nas duas épocas anteriores: 1994-95 e 1995-96; Melhor marcador da Bundesliga: Ulf Kirsten (Bayer Leverkusen); VENCEDOR DA CHAMPIONS LEAGUE: Borussia de Dortmund.

2012-13: Vencedor da Bundesliga: Bayern Munique; Vencedor da Série A: Juventus; Vencedor da Liga Zon Sagres: FC Porto; Vencedor da Premier League: Man Utd; Vencedor da Liga Turca: Galatasaray; Vencedor da Taça da Alemanha: Estugarda; Finalista da Taça da Alemanha: Estugarda; Dortmund bicampeão nas duas épocas anteriores: 2010-11 e 2011-12. Melhor marcador da Bundesliga: Stefan Kiessling (Bayer Leverkusen); VENCEDOR DA CHAMPIONS LEAGUE: amanhã, em Wembley, a partir das 19.45 horas de Lisboa.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?