loading

Ricardinho: «FC Porto oferece excelentes condições aos jovens»

Ricardinho tem 19 anos e, como todos os jovens jogadores, anseia um dia brilhar nos mais reputados palcos do futebol mundial. Terminada a última temporada de camadas jovens nos juniores A do FC Porto, o atleta nascido na cidade da Maia quer entrar no seu primeiro ano de sénior com os pés bem assentes na terra. Jogar com regularidade: é esse o primordial pensamento daqui para a frente.

Ricardinho: «FC Porto oferece excelentes condições aos jovens»

Numa entrevista exclusiva ao Futebol 365, Ricardinho partilhou sonhos, expetativas e desafios que pretende ver cumpridos. Elogiou as condições dadas pelo FC Porto aos talentos mais novos, apesar de reconhecer que a formação poderia ser alvo de uma maior aposta na equipa principal. Agora, com uma longa carreira pela frente, há que colocar dentro de campo tudo o que aprendeu desde miúdo, num percurso que teve o seu ponto de partida no Folgosa, um pequeno emblema do concelho da Maia, distrito do Porto.

Futebol 365: Tens 19 anos e preparas-te para o teu primeiro ano enquanto sénior. Por onde passam as tuas perspetivas?

Ricardinho: O primeiro ano de sénior é sempre muito complicado, porque chegamos ao futebol profissional e a adaptação tem de ser rápida para que possamos fixar-nos num plantel. Pretendo começar pela Segunda Divisão, seja no FC Porto B ou não. Neste momento quero é jogar e fixar-me num plantel forte onde possa dar nas vistas e iniciar a minha carreira como profissional.

Futebol 365: Fizeste um jogo pelo FC Porto B esta época. Nos juniores foste utilizado a espaços, num ano em que se lutou pelo título até ao final. Como avalias a temporada terminada?

Ricardinho: Foi uma época muito complicada para mim. Trabalhei arduamente para conseguir o meu espaço na equipa, mas pelos vistos não chegou. Joguei pouco como sub-19 e fiquei triste por não ter podido ajudar a minha equipa a sagrar-se campeã nacional de juniores A. O único balanço positivo deste ano, acho, foi mesmo ter-me estreado na Segunda Liga pelo FC Porto B, contra o Benfica, no Estádio da Luz. Não esperava entrar naquele jogo e foi sem dúvida uma grande surpresa para mim quando o treinador me chamou. A moral estava a zero e, em dois minutos de tempo jogado, passou a estar no máximo.

Futebol 365: Que aspetos destacas nos escalões de futebol juniores. Tanto na tua equipa como noutras?

Ricardinho: Espírito de equipa, querer, garra, solidariedade dentro de campo e a equipa em si. Quando são os 11 jogadores dentro de campo a remar para o mesmo lado e ao mesmo tempo, tudo se torna mais fácil.

«Lionel Messi e Andrés Iniesta são os meus dois jogadores preferidos»

Futebol 365: Sentes que o FC Porto oferece condições para a evolução dos jovens valores?

Ricardinho: Sem dúvida! O FC Porto oferece excelentes condições para que todos os jogadores se possam tornar um dia jogadores da equipa. Mas só conseguem aqueles que aproveitam esta oportunidade de jogar com o emblema do FC Porto ao peito e se dedicam todos os dias para melhorar. É certo que podiam apostar mais na formação, sobretudo agora com a equipa B. Contudo, se não o fazem, não me cabe a mim procurar o motivo.

Futebol 365: O futebol português em geral deveria tratar melhor os seus jovens jogadores?

Ricardinho: Os clubes podiam apostar mais nos seus jovens jogadores. Existem tantos talentos espalhados por Portugal inteiro... Basta apostar neles e trabalhá-los, para que possam evoluir da melhor maneira.

Futebol 365: Ligas como a cipriota têm sido os portos de abrigo de vários jogadores portugueses. Temes seguir o mesmo caminho, caso não encontres o teu espaço dentro de portas?

Ricardinho: Se o meu caminho passar por jogar lá fora, para que eu evolua e mais tarde consiga tornar todos os meus sonhos realidade, porque não? Às vezes, é preferível dar uns passos atrás para depois dar os passos certos para a frente.

Futebol 365: Quais as tuas referências no futebol mundial?

Ricardinho: Costumo ver muito o Lionel Messi a jogar. Não me comparo a ele, obviamente, mas como ele tem estatura baixa, tal como eu, e pratica o futebol que eu mais gosto - toques curtos, fintas curtas e mudanças de direção rápidas, costumo pensar: ‘se ele consegue, eu também posso conseguir’. Ele e o Andrés Iniesta são os meus jogadores favoritos e é neles que me inspiro.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?