loading

Chelsea: José Mourinho também tem um desafio de reputação

A temporada que acabou não foi fácil para José Mourinho. O treinador português foi atacado como nunca e teve a pior época da sua muito bem-sucedida carreira. É claro que Mourinho continua entre os mais conceituados técnicos do mundo, mas, ainda assim, a nova aventura no Chelsea apresenta-se como um desafio que o setubalense nunca defrontou, já que a guerra que viveu em Espanha questionou os seus méritos mais reconhecidos: aqueles que lhe construíram uma reputação ímpar pela recorrência dos mesmos.

Chelsea: José Mourinho também tem um desafio de reputação

A cada dia que passa os jornais desportivos de Madrid e da Catalunha dão eco a notícias negativas sobre o português. Apesar de José Mourinho já não treinar o Real Madrid, o seu fantasma continua (e continuará) a assombrar o futebol espanhol. Muitos desses artigos questionam os métodos e a liderança de Mourinho.

Ora, estes dois elementos sempre diferenciaram publicamente o agora responsável técnico pelo Chelsea. A relação com os jogadores e a qualidade dos seus processos de trabalho sempre foram características distintivas da marca que é José Mourinho. Contudo, os média espanhóis têm difundido uma outra imagem: a de técnico problemático. O facto de essa difusão ser insistente tem consequências necessárias na reputação do Special One: temos aqui a lógica da publicidade a funcionar, ou seja, a repetição insistente de uma ideia até esta estar presente na nossa cabeça.

Significa isto que José Mourinho parte debilitado para o regresso à Premier League? A resposta é não. Ainda assim, não se pode ignorar que temos aqui um novo fator que poderá funcionar como um grão na super-engrenagem que tem sido a carreira do português.

Há uma ideia que já está no ar, encontrando-se à espera de ser alimentada. Caso surjam rumores de problemas, ela far-se-á sentir. O melhor comunicador do mundo do futebol tem um novo desafio entre mãos: um tipo de dúvidas que nunca enfrentou. O regresso a uma casa onde é idolatrado pode ser o seu maior trunfo ou uma desvantagem considerável. A próxima época promete ser muito importante para o resto da carreira de José Mourinho.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?