loading

Crónica: Centrais do Benfica abriram caminho à goleada

O Benfica goleou hoje o Boavista em casa por 4-0, num jogo em que os centrais, Rúben Dias e Jardel, marcaram os dois primeiros golos dos «encarnados».

Crónica: Centrais do Benfica abriram caminho à goleada

Rúben Dias abriu o marcador aos 18 minutos, pouco depois de Jonas ter falhado uma grande penalidade, e Jardel ampliou o resultado em cima do intervalo, aos 44, com ambos os tentos a serem marcados na sequência de cantos.

No segundo tempo, Talocha, na própria baliza, aos 77 minutos, e Raúl Jiménez, aos 90, fecharam a vitória do Benfica, que volta a liderar o campeonato à condição, com 56 pontos, e fica á espera do desempenho dos rivais FC Porto e Sporting, que ainda vão defrontar Rio Ave e Tondela, respetivamente.

Apesar das dúvidas que se levantaram durante a semana, Jonas surgiu mesmo entre as apostas iniciais de Rui Vitória, que, desta forma, apresentou o mesmo ‘onze’ venceu em Portimão, na ronda anterior, com Rafa a segurar o posto no lado direito do ataque.

Perante um Boavista que também repetiu os titulares do triunfo sobre o Vitória de Guimarães, os ‘encarnados’ demonstraram uma dinâmica ofensiva muito bem ‘oleada’ e que só pecou pelos escassos números da vantagem na primeira parte, tal foi o domínio exercido sobre os ‘axadrezados’.

Zivkovic, que parece estar a incorporar cada vez melhor o papel de Krovinovic, formando com Grimaldo e Cervi uma banda esquerda repleta de recursos técnicos, deu o primeiro aviso nos instantes iniciais, obrigando Vagner a sacudir o remate.

A entrada forte resultou numa grande penalidade conquistada pelo ‘serpenteante’ Cervi, à passagem do quarto de hora, só que Jonas voltou a não ter sucesso na conversão, falhando o segundo penálti consecutivo, depois do desperdício no Restelo.

Contudo, as ‘águias’ têm tido esta época um aproveitamento superior nas bolas paradas e foi precisamente dessa forma que abriram o marcador, por intermédio de Rúben Dias, mas com participação ativa do outro central, Jardel, que assistiu o companheiro de setor para o segundo golo deste no campeonato.

O tento, mais do que merecido, era pouco para o que o Benfica ia apresentando no relvado, sendo que Pizzi quase deu expressão ao domínio, na sequência de uma jogada ‘desenhada’ por vários jogadores e que acabou com o remate do médio a rasar o poste.

A vantagem acabaria por ser aumentada em cima do intervalo e novamente num canto cobrado por Cervi, que permitiu ao ‘capitão’ Jardel um cabeceamento de rompante, sem qualquer hipótese para Vagner.

O intervalo, aliado às entradas de Mateus, sobretudo, e Renato Santos, foi bom ‘conselheiro’ dos boavisteiros, que não se resignaram à desvantagem de dois golos e colocaram alguns problemas ao Benfica, desde logo numa perda de bola de Jardel em zona ‘proibida’, mas que não teve consequências de maior, porque Rúben Dias emendou o erro do companheiro.

Os cruzamentos do Boavista iam revelando as dificuldades que Bruno Varela continua a ter nas saídas, sendo que, numa dessas situações, os ‘axadrezados’ quase aproveitaram a ‘oferta’ do guardião benfiquista, antes de Mateus atirar com perigo e colocar em sobressalto os adeptos ‘encarnados’.

No entanto, já depois de Jonas ter obrigado Vagner a aplicar-se, o Benfica alcançou a tranquilidade, num corte defeituoso de Talocha, com a bola a bater em Henrique e novamente em Talocha antes de entrar na baliza.

Na mesma altura, Rui Vitória tinha lançado, embora com alguns minutos de atraso, Raúl Jiménez para o lugar de um Jonas claramente abaixo das suas capacidades. O mexicano voltou a mostrar serviço saindo do banco, trazendo a agressividade ofensiva que estava a faltar naquele momento, perturbando os defensores visitantes e fechando o marcador.

Programa da jornada

Sexta-feira, 16 de Fevereiro de 2018
Feirense - Portimonense, 1 - 3

Sábado, 17 de Fevereiro de 2018
Desp. Aves - Marítimo, 0 - 0
Benfica - Boavista, 4 - 0
Estoril - Belenenses, 0 - 2

Domingo, 18 de Fevereiro de 2018
Moreirense - Desp. Chaves, 0 - 1
V. Setúbal - Paços Ferreira, 1 - 0
FC Porto - Rio Ave, 5 - 0
V. Guimarães - Sp. Braga, 0 - 5

Segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2018
Tondela - Sporting, 1 - 2

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?