loading

I Liga 14/15: Vitória de Guimarães sem metas e ainda sem ataque

A estabilidade no comando técnico, com Rui Vitória na quarta temporada, pode ser um trunfo para o Vitória de Guimarães, mas a frágil situação económica é limitadora de maiores ambições na I Liga de futebol 2014/15.

I Liga 14/15: Vitória de Guimarães sem metas e ainda sem ataque

Rui Vitória deu ao clube o troféu mais importante da sua história, a Taça de Portugal, há duas épocas, mas o 10.º lugar no campeonato passado, com apenas três triunfos na segunda volta, tornaram algo penoso o final de 2013/14 e retiraram algum crédito ao técnico juntos dos adeptos.

Contudo, o presidente vitoriano, Júlio Mendes, renovou-lhe o contrato por mais três épocas e prometeu outra capacidade de investimento para a presente temporada.

O clube soma já nove reforços, mas os constrangimentos financeiros que ainda vive obrigam o Vitória a contratar jogadores jovens e pouco conhecidos em divisões secundárias ou em campeonatos menos competitivos, pelo que é difícil aquilatar, neste momento, da sua real mais-valia.

Exemplo disso são o central João Afonso (ex-Benfica de Castelo Branco), o defesa esquerdo camaronês Adama Traoré (descoberto na Austrália), o médio costa-marfinense Bakary Saré, que jogava nos Emirados Árabes Unidos, ou os avançados Balazs (húngaro), Knezevic (sérvio) e Gui (costa-marfinense, que jogava no Sporting da Covilhã).

O plantel evidencia ainda fragilidades, sobretudo no ataque. O nigerino Maazou foi apresentado aos sócios e adeptos, mas foi pouco utilizado na pré-época e saiu, restando apenas os jovens pontas-de-lança Tomané e Areias (21 e 20 anos, respetivamente), "produtos" da formação vitoriana.

Júlio Mendes já disse que ainda vão chegar “mais dois ou três jogadores” para esse setor, mas, a poucos dias da estreia no campeonato, são poucas as soluções ofensivas.

Destaque para o regresso do experiente central Defendi e para a contratação do extremo David Caiado, que fez grande parte da formação no Sporting e tem um passado nas seleções jovens de Portugal, e deve ser o sucessor natural de Marco Matias, que não renovou e saiu para o Nacional.

Registo ainda para a saída de outros jogadores importantes na época passada como Paulo Oliveira, David Addy, Leonel Olímpio, André Santos ou Barrientos.

No dia do regresso ao trabalho, Rui Vitória lembrou que a equipa "sofreu algumas reformulações", preferiu não estabelecer objetivos, mas mostrou-se otimista.

"Se os jogadores mostrarem o potencial que têm, parece-me que, juntamente com alguns jogadores que vão entrar, vamos fazer uma boa equipa", salientou.

Plantel provisório para 2014/15:

Guarda-redes: Douglas e Assis.

Defesas: João Amorim, Pedro Correia, Alvin Arrondel (ex-Paris Saint-Germain/Fra), João Afonso (ex-Benfica Castelo Branco), Moreno, Defendi (ex-Vitória da Bahia/Bra), Adama Traoré (ex-Melbourne Victory/Aus), Luís Rocha e Josué Sá.

Médios: Bakary Saré (ex-Al Ain/Emi), André André, Crivellaro, Alex, Bernard, Nii Plange e Cafú.

Avançados: Tomané, David Caiado (ex-Tavriya/Ucr), Balazs (ex-Kaposvár/Hun), Knezevic (ex-Radnicki Kragujevac/Ser), Gui (ex-Sporting da Covilhã) e Areias.

Treinador: Rui Vitória.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?