loading

LE: Estoril-Praia visita PSV, Rio Ave festeja estreia com Dínamo Kiev

Estoril-Praia e Rio Ave iniciam as caminhadas europeias na quinta-feira, com os dois clubes a disputarem a Liga Europa, os primeiros pela segunda época consecutiva, e os vila-condenses em estreia absoluta.

LE: Estoril-Praia visita PSV, Rio Ave festeja estreia com Dínamo Kiev

Os “canarinhos”, com uma história muito recente na Europa – estrearam-se na última edição -, vão tentar fazer melhor (foram últimos do seu grupo), mas têm tarefa difícil pela frente, num agrupamento em que estão longe de ser favoritos.

A equipa de José Couceiro, que substituiu Marco Silva [agora treinador do Sporting], começa com uma visita ao PSV Eindhoven, um histórico, que no seu historial tem uma Taça UEFA (1977/78) e um título europeu (1987/88), numa final em que venceu o Benfica,

Os holandeses, treinados pelo ex-internacional Philip Cocu, lideram o campeonato e nas suas fileiras contam com jogadores de qualidade, como o mexicano Guardado, os ex-leões Arias e Schaars, ou os avançados Luuk de Jong e Memphis Depay.

No mesmo Grupo E, o Estoril-Praia ainda vai medir forças com o Panathinaikos, um símbolo do combativo futebol grego, no qual joga o português Zeca, e que será um dos favoritos a seguir em frente, e os russos do Dínamo Moscovo.

Já o Rio Ave, que terá a sua estreia absoluta nas competições europeias, terá tido, teoricamente, um sorteio mais acessível: emparelhado com Dínamo Kiev (de Miguel Veloso), o antigo campeão europeu Steaua Bucareste e os dinamarqueses do Aalborg.

Os vila-condenses, que também viram sair o técnico anterior (Nuno Espírito Santo foi para o Valência), estão a ter um excelente início na Liga, comandados por Pedro Martins, e são líderes, a par de Vitória de Guimarães, Benfica e FC Porto, com 12 golos marcados e dois sofridos em quatro jornadas.

Na quinta-feira, a equipa vila-condense entra nas andanças europeias, em casa frente ao Dínamo Kiev, num jogo que terá início às 20:05.

Nesta competição, o campeão Sevilha [derrotou na final de Turim o Benfica por 4-2 nas grandes penalidades] inicia a defesa do título num grupo em que deverá passar, mas sem que seja favorito a repetir o feito da época anterior.

Os espanhóis, que continuam a contar com Beto, Daniel Carriço e Diogo Figueiras e viram sair uma das suas maiores figuras - Rakitic foi para o FC Barcelona -, defrontam na quinta-feira, em casa, os holandeses do Feyenoord, que também já venceram a Taça UEFA.

Do mesmo Grupo G fazem também parte os croatas do Rijeka e os belgas do Standard Liège, eliminados nos “play-offs” da Liga dos Campeões pelo Zenit.

À semelhança de épocas anteriores a edição 2014/15 da Liga Europa tem grandes nomes do futebol europeu – que por razões de classificação falharam a “Champions” – e são candidatos a erguer o troféu: Inter Milão, Nápoles, Everton, Tottenham Hotspur ou Fiorentina.

A prova terá muitos portugueses em prova, distribuídos por várias equipas do velho continente, com ênfase nos futebolistas internacionais Eduardo e Paulo Machado, ou Ivo Pinto e Wilson Eduardo (no Dínamo Zagreb), Miguel Vítor (no PAOK Salónica), Bosingwa (no Trabzonspor), Orlando Sá e Hélio Pinto (no Légia) ou Bruno Gama (no Dnipro), entre outros.

Por último destaque para o facto, além de Rio Ave, de Dínamo Moscovo, Krasnodar, Qarabaq, Astra, Asteras, Lokeren, Dínamo Minsk, Saint-Étienne, Feyenoord, HJK e Torino se estrearem na competição, cuja final está marcada para o Estádio Nacional de Varsóvia, na Polónia, a 27 de março de 2015.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?