loading

Comentário: Erro caricato dos centrais do Sporting dá empate ao Maribor

O Sporting empatou hoje a um golo com o Maribor, na Eslovénia, em jogo da primeira jornada do grupo G da Liga dos Campeões de futebol, graças a dois erros caricatos dos centrais Sarr e Maurício, nos descontos.

Comentário: Erro caricato dos centrais do Sporting dá empate ao Maribor

Aos 90+2 minutos, dois erros consecutivos na mesma jogada, numa bola lançada para a defesa do Sporting, com Sarr a tocar de cabeça para trás e Maurício, que recuava em direção à baliza, a acertar nas “orelhas” e a isolar o jovem Zahovic, que, de cabeça, fez um “chapéu” à saída de Rui Patrício.

Um golo caricato que pôs a nu uma das mais evidentes lacunas do plantel do Sporting para a época em curso, no eixo central da defesa, posição para a qual já estava carecido a época passada e mais ficou na atual, com a saída do Marcos Rojo.

O Sporting dominou a partida durante a primeira meia hora, durante a qual criou vários lances de perigo junto da baliza do Maribor e três oportunidades flagrantes de golo, aos 19, 28 e 31 minutos, mas a falta de eficácia na finalização – outra das lacunas que a equipa tem evidenciado desde o início da época – foi retardando o golo “leonino”.

A equipa teve muita posse de bola e circulação, mas faltou mais intensidade, sobretudo no último terço, quando era preciso acelerar o jogo para criar oscilações na “dura de rins” defesa eslovena, além de uma dificuldade tremenda em finalizar as jogadas, lacuna também patente nos primeiros jogos do campeonato.

Todavia, no último quarto de hora da primeira parte, o Sporting permitiu que o Maribor crescesse de forma surpreendente e criasse três situações de golo iminente, ficando patente a vulnerabilidade defensiva da equipa, meio campo incluído, ao perder o controlo da bola.

Na segunda parte, o Sporting voltou a pegar nas rédeas do jogo, perante um adversário sem qualidade mínima para jogar na Liga dos Campeões, criou uma mão quase cheia de oportunidades, mas só conseguiu inaugurar o marcador num lance de inspiração individual de Nani, a 10 minutos do final.

De resto, Nani desequilibrou na segunda parte, ao criar vários lances de golo para os companheiros desperdiçarem, e quando a vitória parecia garantida, eis que a dupla Maurício/Sarr resolveu inventar num lance aparentemente inofensivo, aos 90+2 minutos, e oferecer de bandeja o empate ao filho de Zahovic, antigo jogador do Vitória de Guimarães, do FC Porto e do Benfica, hoje diretor do Maribor.

Em todo o caso, a responsabilidade pelo empate não recai apenas sobre os ombros dos centrais “leoninos”, visto que a equipa falhou também em termos ofensivos pela incapacidade que revelou para finalizar os lances de golo que criou.

Programa da jornada

Terça-feira, 16 de Setembro de 2014
Benfica - Zenit, 0 - 2
Real Madrid - Basel, 5 - 1
Liverpool - Ludogorets, 2 - 1
Olympiakos - Atlético Madrid, 3 - 2
Galatasaray - Anderlecht, 1 - 1
Dortmund - Arsenal, 2 - 0
Juventus - Malmo, 2 - 0
Monaco - Leverkusen, 1 - 0

Quarta-feira, 17 de Setembro de 2014
Maribor - Sporting, 1 - 1
Bayern München - Man City, 1 - 0
FC Porto - BATE Borisov, 6 - 0
Athletic Bilbao - Shakhtar, 0 - 0
Chelsea - Schalke 04, 1 - 1
Barcelona - Apoel, 1 - 0
Ajax - PSG, 1 - 1
Roma - CSKA, 5 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?