loading

Van Gaal dá mérito a Mourinho por chegar ao topo mundial de treinadores

O técnico do Manchester United, Louis Van Gaal, ex-chefe de José Mourinho no FC Barcelona, dá todo o mérito ao português pela ascensão ao topo dos melhores treinadores de futebol do mundo, antes do embate com o Chelsea.

Van Gaal dá mérito a Mourinho por chegar ao topo mundial de treinadores

A partida que se joga no domingo, da nona jornada da Liga inglesa, em Old Trafford, está a suscitar as atenções gerais também pelo lado dos treinadores, que têm em comum a competência, a personalidade vincada e controversa, e o facto de terem ambos partilhado a equipa técnica do FC Barcelona entre 1997 e 2000, tendo conquistado duas Ligas espanholas.

De resto, José Mourinho, que passou três anos em Camp Nou com Van Gaal, depois de ter sido adjunto de Bobby Robson, já reconheceu a importância de ter trabalhado com estes dois nomes credenciados na sua evolução como treinador.

“Ele é muito especial para mim, porque trabalhei com ele e mantivemos uma boa relação ao longo dos anos, o que é raro acontecer no mundo do futebol”, disse Van Gaal, que fez o paralelismo do que se passou entre ele e Mourinho com a sua experiência como aprendiz de Leo Beenhakker, no Ajax, que o ajudou no lançamento da sua carreira de treinador.

Satisfeito por Mourinho “também ter aberto os olhos” quando trabalhou com ele no FC Barcelona, Van Gaal descreve o treinador português como uma pessoa modesta e emocional, ao contrário da imagem pública que dele passa para o exterior.

“Eu sabia que ele tinha talento. Eu deixei-o orientar alguns jogos da Taça da Catalunha por mim, em detrimento dos meus outros treinadores assistentes. Ele é um treinador tão fantástico que ganhou campeonatos em diferentes países”, frisou o holandês.

O Manchester United recebe no domingo o Chelsea, numa altura em que a equipa de Mourinho lidera a Liga inglesa com dez pontos de avanço sobre os “red devils”, que ocupam a sexta posição na tabela classificativa.

Para Van Gaal, o Chelsea é “uma das equipa de topo mundial” e que tem agora “a vantagem de Mourinho estar a trabalhar com ela há um ano”, ao contrário da época passada em que “não ganhou qualquer título”.

“Um treinador tem de construir uma equipa e precisa de tempo para isso. Mourinho construiu este Chelsea, que joga agora como uma equipa, que é o que eu pretendo fazer com o Manchester United, pô-lo a jogar como uma equipa durante 90 minutos”.

Programa da jornada

Sábado, 25 de Outubro de 2014
West Ham - Man City, 2 - 1
Southampton - Stoke City, 1 - 0
Sunderland - Arsenal, 0 - 2
WBA - Crystal Palace, 2 - 2
Liverpool - Hull City, 0 - 0
Swansea City - Leicester, 2 - 0

Domingo, 26 de Outubro de 2014
Burnley - Everton, 1 - 3
Tottenham - Newcastle, 1 - 2
Man Utd - Chelsea, 1 - 1

Segunda-feira, 27 de Outubro de 2014
QPR - Aston Villa, 2 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?