loading

Madeira: Governo Regional atribui 12,1 ME aos clubes de futebol

O secretário regional da Educação e dos Recursos Humanos do Governo da Madeira, Jaime Freitas, disse hoje que os apoios aos clubes de futebol mantêm-se nos mesmos valores dos últimos anos, ou seja, 12,1 milhões de euros.

Madeira: Governo Regional atribui 12,1 ME aos clubes de futebol

Jaime Freitas respondia ao deputado do PND, Hélder Spínola, no debate na Assembleia Legislativa da Madeira sobre o orçamento regional para 2015, que criticou a atribuição de 14 milhões de euros para os clubes de futebol.

"Temos o compromisso de manter o nível de apoio ao movimento desportivo, foi sempre mantido o mesmo valor e o mesmo acontece agora, que será de 12,1 milhões de euros, determinados em portaria. A verba restante tem a ver com o funcionamento do Instituto Regional da Juventude e Desporto", garantindo que "esses valores são exatamente os que existiam nos anos anteriores".

Hélder Spínola (PND) considerou, no entanto, "imoral" que, numa altura de austeridade, o Governo Regional continue a conceder aos clubes de futebol "dinheiro que retira às famílias" e que, no orçamento de 2015, representa um acréscimo de 1,5 milhões de euros, numa verba total de 14 milhões de euros.

"Este é dinheiro que custa aos madeirenses e pergunto se o senhor secretário não sente um peso na consciência de estar a tirar o pão da boca de famílias para entregar de mão beijada aos clubes de futebol da Região", afirmou.

Desafiado pelo deputado do CDS, Ilídio Aguiar, para a criação de um teto para as viagens dos estudantes entre a Madeira e o continente tal como existe para os clubes de futebol (cerca de 225 euros), o secretário regional disse que "a TAP está de portas fechadas em relação ao teto das viagens para os estudantes", adiantando que a solução é "apelar à responsabilidade do estado português em matéria do cumprimento do princípio de continuidade territorial".

Segundo o secretário regional, Jaime Freitas, o Orçamento da Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos totaliza 366,7 milhões de euros, um acréscimo de 0,5 por cento face ao de 2014 que "nominalmente corresponde a um aumento de 2 milhões de euros".

A verba do Orçamento 2015 para a Educação representa 22,5 por cento do orçamento global da Região Autónoma da Madeira no valor de 1,6 mil milhões de euros.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?