loading

Cabo Verde: Campeonato arranca no sábado e conta com um treinador português

O campeonato nacional de futebol de Cabo Verde arranca no próximo sábado e conta, pela primeira vez, com um treinador português, Joel de Castro, que se sagrou campeão regional pelo Spartak do Fogo, estreante na prova.

Cabo Verde: Campeonato arranca no sábado e conta com um treinador português

Joel de Castro, 30 anos, natural de Castelo Branco, é o primeiro técnico português a orientar uma equipa de futebol em Cabo Verde, o Spartak do Fogo, conquistando o título regional logo no ano de estreia e o direito a disputar o campeonato nacional.

Assumindo que quer fazer história e deixar a sua marca no clube cabo-verdiano, Joel de Castro traçou agora como objetivo fazer uma boa campanha no nacional de futebol, no qual faz a sua estreia absoluta no grupo A, recebendo o Derby, o segundo representante de São Vicente.

Nos outros jogos do grupo A, considerado o mais equilibrado e com apenas uma equipa que já foi campeã nacional (Derby), a Académica da Boavista medirá forças com o Paulense, de Santo Antão Norte, e a Académica do Porto Novo, região de Santo Antão Sul, vai receber o Académico 83 do Maio.

Já no grupo B, considerado o mais forte e com três equipas que já foram campeãs nacionais, o bicampeão Mindelense começará a defesa do título recebendo a Ultramarina de São Nicolau, uma equipa com história na prova e que quer fazer boa figura.

Nos outros jogos, o Boavista da Praia, equipa que também aposta muito na conquista do título, vai a Santiago Norte apadrinhar a estreia do Beira Mar, enquanto o Académico do Sal, outra das equipas tradicionais cabo-verdianas, jogará com o Sporting da Brava.

Das 12 equipas, apenas Mindelense, Derby, Boavista da Praia e Académico do Sal já se sagraram campeãs nacionais, com vantagem clara para o Mindelense, que, de acordo com dados oficiais, conta com 16 títulos conquistados, embora os dirigentes do clube reivindiquem 19 conquistas.

O quadro dos vencedores do campeonato cabo-verdiano, cuja primeira edição se disputou em 1959, divide-se em duas partes, antes (15 provas) e depois (38) da independência, a 05 de julho de 1975.

Até essa data, a região da ilha de São Vicente conquistou nove títulos, repartidos pelas equipas do Mindelense (seis), Académica do Mindelo (dois) e Castilho (um).

As restantes seis edições foram ganhas pelas equipas de Santiago Sul: Sporting da Praia (dois), Travadores (dois), Boavista (um) e Académica (um).

A partir de 1975, o Mindelense conquistou dez títulos, contra nove do Sporting da Praia, seguido pelos Travadores de Santiago (quatro), Académica do Mindelo (três), Derby (três) e do Boavista da Praia (três).

Castilho (São Vicente), Botafogo (Fogo), Académica da Boavista e Amarante (São Vicente), 11 Unidos (Maio), Sal-Rei (Boavista) e Académico (Sal) têm um título nacional cada.

Este será o primeiro campeonato cabo-verdiano que terá Vítor Osório como presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), após as eleições de abril passado, em que substituiu Mário Semedo, que já estava no cargo há quase 16 anos.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?