loading

Presidente do COI que que se faça «toda a luz» no escândalo da FIFA

O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI) pediu hoje à FIFA, em Zurique, que "faça toda a luz sobre as acusações de corrupção", reafirmando a "tolerância zero" para esse tipo de situações.

Presidente do COI que que se faça «toda a luz» no escândalo da FIFA

Falando na cerimónia de abertura do 65.º congresso do organismo que tutela o futebol mundial, Thomas Bach, que interveio após Joseph Blatter, presidente da FIFA, recordou a Agenda 2020, vasto conjunto de reformas no movimento olímpico, em que se consagra "o princípio da tolerância zero na luta contra a corrupção".

"O vosso combate é um desafio. Mas sabemos também que não há outra forma de garantir a credibilidade. Encorajamos-vos a continuar a colaboração com as autoridades competentes para fazer toda a luz sobre os métodos incriminados e tomar todas as medidas necessárias permitidas pelas estruturas que criaram", disse ainda o dirigente máximo do movimento olímpico.

Quarta-feira, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos indiciou nove dirigentes ou ex-dirigentes e cinco parceiros da FIFA, acusando-os de associação criminosa e corrupção nos últimos 24 anos, num caso em que estarão em causa subornos no valor de 151 milhões de dólares (quase 140 milhões de euros).

Entre os acusados estão dois vice-presidentes da FIFA, o uruguaio Eugenio Figueredo e Jeffrey Webb, das Ilhas Caimão e que é também presidente da CONCACAF (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caraíbas), assim como o paraguaio Nicolás Leoz, ex-presidente da Confederação da América do Sul (Conmebol).

A acusação foi tornada pública depois de o Ministério da Justiça e a polícia da Suíça terem detido sete dirigentes, num hotel de Zurique, a dois dias das eleições para a presidência da FIFA, à qual concorrem o atual presidente, o suíço Joseph Blatter, e Ali bin Al-Hussein, da Jordânia.

Simultaneamente, as autoridades suíças abriram uma investigação à atribuição dos Mundiais de 2018 e 2022 à Rússia e ao Qatar.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?