loading

Bale dá vitória do País de Gales sobre Bélgica e liderança no grupo B

O País de Gales venceu hoje a Bélgica graças a um golo de Gareth Bale e ascendeu à liderança do grupo B de qualificação para o Euro2016 de futebol, enquanto Croácia e Itália empataram à porta fechada.

Bale dá vitória do País de Gales sobre Bélgica e liderança no grupo B

A equipa galesa surpreendeu a favorita Bélgica com um golo de Gareth Bale aos 25 minutos, a aproveitar um atraso de cabeça de Alderweireld para o seu guarda-redes, não se apercebendo da presença do avançado do Real Madrid, que amorteceu a bola no peito e bateu o guarda-redes do Chelsea Thibaut Courtois.

Com este triunfo o Pais de Gales ascendeu isolado ao comando do Grupo B, com 14 pontos, mais três do que a Bélgica e mais cinco do que Israel que perdeu por 3-1 na deslocação à Bósnia Herzegovina.

Quem beneficiou da derrota dos israelitas foi a seleção de Chipre, que venceu na vista a Andorra por 3-1 e entrou na luta pelo terceiro lugar, com nove pontos, os mesmos de Israel e mais um do que a Bósnia-Herzegovina.

De realçar a proeza do avançado cipriota Nestoras Mitidis, de 24 anos e que alinha no AEK Larnaca, de Chipre, autor dos três golos, aos 13, 45 e 53 minutos, feito inédito no futebol cipriota em jogos oficiais das competições europeias.

No Grupo H, os principais favoritos aos dois primeiros lugares, a Croácia e a Itália empataram a um golo, num jogo disputado à porta fechada em Split, por castigo da UEFA, no qual os croatas marcaram primeiro por Mandzukic, aos 11 minutos, pouco depois do avançado do Atlético Madrid ter desperdiçado um penálti.

A Itália conseguiu reestabelecer o empate aos 36 minutos, na marcação de um penálti, por Candreva, resultado que serve os interesses das duas equipas, sobretudo dos croatas que mantém a liderança do grupo com 14 pontos, mais dois do que os italianos e mais quatro do que a Noruega, que desperdiçou a oportunidade de se aproximar dos dois primeiros ao ceder um nulo em casa frente ao Azerbaijão.

No outro jogo do grupo H, a Bulgária foi a Malta vencer por 1-0, e ameaça agora o terceiro lugar da Noruega, somando oito pontos, menos dois do que os escandinavos, enquanto Malta se afunda na cauda da classificação com um ponto.

Finalmente, no Grupo A, a Islândia recebeu e venceu a República Checa por 2-1, pulando para a liderança do grupo com 15 pontos, mais dois do que os checos e mais cinco do que a favorita Holanda, que foi hoje a Riga vencer a Letónia por 2-0, mas cujo desempenho na prova até ao momento tem ficado aquém das expetativas.

A seleção islandesa esteve a perder desde o minuto 55, quando Dockal colocou os checos em vantagem, mas a Islândia operou a reviravolta com dois golos, o primeiro de Gunnarsson, aos 60, e de Sigpórsson, aos 76.

No terceiro jogo do grupo, a Turquia foi ao Cazaquistão vencer graças a um golo do avançado do Atlético Madrid Arda Turan, aos 83 minutos, o que permitiu aos turcos manter-se no quarto lugar, com oito pontos, menos dois do que a Holanda, que é terceiro.

Na fase de qualificação para o Euro2016 a disputar em França qualificam-se diretamente para a fase final os dois primeiros de cada grupo e o melhor dos terceiros classificados, com os resultados frente ao sexto de cada grupo a serem descartados, também terá acesso direto, enquanto os outros oito terceiros classificados disputarão um “play-off” a duas mãos para definir as últimas quatro vagas.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?