loading

I Liga 15/16: Benfica pouco mexe, Porto perde 'joias', Sporting revoluciona

O Benfica pouco mexeu no plantel bicampeão, o FC Porto perdeu meia equipa, mas reforçou-se com nomes de peso, e o Sporting melhorou substancialmente um grupo mais candidato à luta pelo título da I Liga de futebol.

I Liga 15/16: Benfica pouco mexe, Porto perde 'joias', Sporting revoluciona

A duas semanas do fecho das transferências, a 31 de agosto, os ‘encarnados’ perderam o seu lateral direito Maxi Pereira, em fim de contrato, que se prolongou por oito anos, para o rival FC Porto e o veterano goleador Lima para Dubai, a troco de importantes euros.

A bem das finanças, também saíram os promissores jovens Ivan Cavaleiro (Mónaco) e Cancelo (Valencia), sem espaço na era Jorge Jesus, que saiu para o Sporting, assim como o médio Ruben Amorim, que se mudou para o Qatar.

Em sentido inverso, os ‘encarnados’, agora treinados pelo ex-vitoriano Rui Vitória, reforçaram-se com o avançado internacional grego Mitroglou (ex-Fulham), os marroquinos Taarabt (ex-Queen Park Rangers) e Carcela (Standard Lige), bem como o jovem extremo holandês Ould-Chikh (Tweente).

Do mercado português, chegaram Marçal (ex-Nacional) e Ederson e Diego Lopes (ex-Rio Ave), dificilmente com opções ao ‘onze’.

O FC Porto não conseguiu segurar as suas joias mais valiosas, perdendo o ponta de lança colombiano Jackson Martinez para o Atlético de Madrid e o lateral direito Danilo para o vizinho Real Madrid.

Paralelamente, os ‘merengues’ de Rafael Benítez fizeram regressar o trinco Casemiro, enquanto os ‘colchoneros’ de Diego Simeone também chamaram de volta o jovem médio criativo Óliver Torres.

Do Dragão saiu também Ricardo Quaresma, após uma época de relacionamento complicado com o treinador Julen Lopetegui, regressando ao Besiktas, da Turquia.

Para fazer esquecer estes nomes duas contratações de ‘peso’: a ‘bicada’ ao Benfica na contratação de Maxi Pereira e, sobretudo, o guarda-redes Iker Casillas, em fim de ciclo no Real Madrid.

Casillas, uma referência do futebol mundial, venceu por três vezes a Liga dos Campeões, é bicampeão da Europa e campeão do Mundo pela seleção de Espanha.

O maior investimento dos ‘dragões’ residiu no jovem médio francês Imbula, que custou avultados 20 milhões de euros ao Marselha, a mais compra de um clube português.

O italo-argentino Osvaldo (ex-Southampton) chega com a responsabilidade de atenuar a ‘dor’ dos adeptos pela partida de Jackson Martinez, ajudado por Bueno (ex-Rayo Vallecano), que na época passada foi o segundo melhor marcador espanhol no campeonato do seu país.

O lateral esquerdo Aly Cissokho voltou, por uma época, por empréstimo do Aston Villa.

O mercado nacional forneceu três opções para o ‘miolo’, o internacional Danilo (Marítimo), Sérgio Oliveira (Paços de Ferreira) e André André (Vitória de Guimarães).

O Sporting ‘roubou’ Jorge Jesus ao Benfica e deu-lhe muita matéria-prima para colmatar a saída de Nani (estava emprestado pelo Manchester United) e Cédric (Southampton), os únicos dos que saíram que verdadeiramente contavam para Marco Silva.

Destaque para o ataque para o qual chegaram o colombiano Teo Gutiérrez (ex-River Plate) e o costa-riquenho Bryan Ruiz (ex-Fulham).

O lateral João Pereira regressou para dar experiência, Naldo (ex-Getafe) já foi titular a central na Supertaça com o Benfica e o experiente internacional italiano Aquilani (ex-Firoentina) promete dar ainda maior consistência a uma equipa que Jorge Jesus quer dar um novo rugido.

O Sporting de Braga perdeu Danilo (Valência), Ruben Micael (Shijiazhuang Yongchang), Pardo (emprestado ao Olympiacos), Salvador Agra (Nacional da Madeira), Zé Luís (Spartak Moscovo) e Éder (Swansea).

A equipa agora orientada por Paulo Fonseca compensou com as chegadas dos brasileiros Rodrigo Pinho (Madureira), Crislan (Penapolense), Pottker (Figueirense), Alef (Ponte Preta) e o espanhol Joan Román (Barcelona B), o português Rui Fonte (ex-Sporting de Braga) e o sérvio Nikola Stojiljkovic (Cukaricki).

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?