loading

Champions League: Benfica e FC Porto com obrigação de se apurarem

Olhando para aquilo que poderia ter calhado em sorte a Benfica e FC Porto na Liga dos Campeões, as duas equipas lusas estão longe de se poderem queixar. Em grupos mais ou menos idênticos no que toca ao seu nível de dificuldade, águias e dragões têm mais do que condições para seguir em frente: têm obrigação de chegar aos oitavos-de-final.

Champions League: Benfica e FC Porto com obrigação de se apurarem

Comecemos pelo Benfica.

Num grupo com Atlético Madrid, Galatasaray e Astana, a turma de Rui Vitória tem a obrigação mínima de atingir a próxima fase em segundo lugar. O Atlético Madrid possui maior orçamento e uma equipa mais apetrechada e habituada a estas andanças, mas não será escandaloso se as águias conseguirem fazer uma 'gracinha', tanto na Luz como no Vicente Calderón.

A meu ver, os confrontos com o Galatasaray serão chave para o Benfica na fase de grupos. É que seguir em primeiro lugar para os oitavos-de-final não será obrigação, mas deixar os turcos em segundo lugar já não será um bom cenário para os encarnados. E os campeões da Turquia têm algumas unidades bem experientes no seu plantel, como Fernando Muslera, Felipe Melo, Sneijder ou Podolski.

Em relação ao Astana, a principal dificuldade deverá ser mesmo a enorme deslocação que o Benfica será obrigado a realizar. As águias rumarão ao Cazaquistão a 25 de novembro, uma data em que o frio já se deverá fazer sentir no país que faz fronteira com a China. Ainda para mais, tendo em conta que acontecerá na penúltima jornada da fase de grupos, este poderá ser mesmo um compromisso decisivo para os pupilos de Rui Vitória.

Por sua vez, o FC Porto reencontrará José Mourinho. Lopetegui já assumiu que considera o Chelsea a equipa favorita e tem razão. Campeões da Premier League e detentores de um orçamento e de jogadores de classe mundial, os 'blues' nunca poderão ficar satisfeitos com outro desfecho que não seja ganhar o grupo G.

Tal como o técnico dos azuis e brancos também já referiu, todas as equipas deste agrupamento foram campeãs nos seus países, exceto o FC Porto. E o Dínamo Kiev, com Antunes e Miguel Veloso (dois jogadores que rematam muito bem), terá que ser levado muito a sério. A turma orientada por Serhiy Rebrov terminou na última época com um reinado de cinco anos do Shakhtar Donetsk e, neste momento, segue na liderança do Campeonato Ucraniano. E com um jogo a menos!

Quanto ao Maccabi Tel Aviv, os israelitas serão o oponente teoricamente mais fraco, mas, sem nada a perder, esta equipa poderá decidir muito daquilo que se passará neste agrupamento, caso consiga 'roubar' algum ponto aos emblemas com maiores responsabilidades.

Se no ano passado, Benfica e FC Porto tinham grupos mais equilibrados no seu todo, também tinham maiores responsabilidades, pois não existiam 'tubarões'. Agora, com uma formação claramente favorita nos seus grupos, águias e dragões podem-se sentir mais confortáveis na posição de 'outsiders' e, quem sabe, beneficiar com isso.

Só uma coisa não mudou: tal como na edição 2014-15 da Champions League, seguir para os oitavos-de-final continua a ser uma obrigação para Benfica e FC Porto. E isso é bom sinal.

Endereço Eletrónico: [email protected]

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?