loading

FIFA: Governo suíço aprova extradição de mais um dos dirigentes detidos

O governo suíço aprovou hoje a extradição para os Estados Unidos de Costas Takkas, antigo secretário-geral da Federação de Futebol das Ilhas Caimão, detido em maio passado na sequência do escândalo de corrupção na FIFA.

FIFA: Governo suíço aprova extradição de mais um dos dirigentes detidos

ostas Takkas, que também desempenhou funções de adjunto do presidente da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caraíbas (CONCACAF), tem 30 dias para recorrer da extradição para o Tribunal Penal Federal.

Takkas está detido preventivamente desde 27 de maio, dia em que foi detido em Zurique, juntamente com outros seis dirigentes da FIFA

O justiça suspeita que Takkas, em nome da CONCACAF, pediu e aceitou subornos de vários milhões de dólares de uma sociedade norte-americana, tendo em vista a atribuição de direitos televisivos de encontros de qualificação para os Mundiais de 2018 e 2022.

Dos sete detidos em maio, apenas Jeffrey Webb, ex-vice-presidente da FIFA, já foi extraditado para os Estados Unidos.

Além da Takkas, a justiça suíça já tinha autorizado as extradições de Eugénio Figueiredo, ex-vice-presidente da FIFA; Rafael Esquivel, antigo presidente da Federação Venezuelana de Futebol; e Eduardo Li, antigo líder da Federação de Futebol da Costa Rica.

A FIFA foi abalada por um escândalo de corrupção em maio, a dois dias da reeleição de Blatter, num processo aberto pela justiça dos Estados Unidos e que levou a acusações a 14 dirigentes e ex-dirigentes.

No início de junho, Blatter apresentou a demissão, abrindo o caminho para novas eleições, marcadas para 26 de fevereiro.

Na quinta-feira, o comité de ética da FIFA suspendeu por 90 dias o presidente demissionário, Joseph Blatter, o presidente da UEFA, Michel Platini, e o secretário-geral da FIFA, o francês Jérôme Valcke.

O comité executivo suspendeu por seis anos o sul-coreano Chung Mong-Joon que, tal como Michel Platini, já tinha assumido a candidatura à sucessão de Blatter na presidência do organismo.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?